O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo, deu início nesta segunda-feira, 20 de maio, a um curso sobre “Auditoria Operacional de Programa de Governo”. O curso, realizado presencialmente, tem o objetivo de capacitar os auditores da Corte de Contas para realizarem auditorias operacionais em programas municipais e estaduais.
Durante 3 dias serão abordados temas como “Principais conceitos de auditoria; Características; Processo de seleção; Planejamento estratégico; Análise preliminar do objeto; Estratégia global de auditoria; Escopo de auditoria; Matriz de planejamento; Trabalho de campo; Achados de auditoria; Leis orçamentárias como PPA, LDO e LOA; Verificação de metas quantitativas e qualitativas, entre outros.
O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, explicou que a capacitação faz parte do escopo das ações previstas pelo Comitê de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, que visa preparar os auditores para avaliar, não só as políticas públicas voltadas para a primeira infância, mas também para analisar qualquer política pública prevista nos planos de governo do estado e dos municípios.
“Essa capacitação vai preparar os nossos auditores para averiguar com eficiência quais as políticas públicas que atendem o Pacto Nacional para Garantia da Primeira Infância, como elas foram planejadas e inseridas nos planejamentos estratégicos e orçamentários dos municípios como o plano plurianual (PPA), as diretrizes orçamentárias (LDO), e lei orçamento anual (LOA). A partir dessas análises dos planejamentos será possível fazer sugestões de correções para que os resultados alcançados sejam o que a sociedade espera”, destacou o conselheiro
O curso é voltado para servidores do TCE-MS, especialmente os auditores de controle externo. Serão 20 horas de aula, ministradas pelo instrutor José Benedito do prado Filho.