Com o slogan “Sua vida vale ouro”, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realiza durante o mês de setembro a campanha de prevenção ao suicídio. Nesta segunda-feira os servidores receberam uma cartilha com orientação sobre como identificar sintomas de depressão, as formas de prevenção ao suicídio e, principalmente, onde buscar ajuda.
A cartilha mostra a relação entre depressão e alcoolismo e apontas sintomas da doença, uma das principais causas do suicídio. Considerada uma doença crônica, a depressão produz alteração do humor, tristeza profunda, baixa autoestima, distúrbios do sono e apetite, entre outras coisas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar entre as doenças que causam incapacidade no trabalho e mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.
A cartilha, distribuída para os servidores junto com um chocolate que faz alusão ao slogan “Sua vida vale ouro”, traz também os locais onde as pessoas podem buscar ajuda: CVV (188), Grupo Amor Vida (0800 750 5554), A.A. Grupo Central de Campo Grande (3383-1854), A.A Grupo Central de Novos (3383-1854) e A.A. Grupo São Paulo (3383-1854).
O TCE-MS também disponibiliza apoio psicológico com os psicólogos Carla Lehn, Welida Santos e Augusto Antônio. “A Campanha surgiu da iniciativa do Programa de Qualidade de Vida junto com a Corregedoria do TCE-MS para poder falar abertamente sobre o assunto e as pessoas se sintam confortáveis para virem até o nosso setor de psicologia”, afirmou Augusto.
A campanha do TCE-MS de prevenção ao suicídio, além da cartilha, conta também com vídeos sobre o assunto feitos com a psiquiatra Cristina Harada, que estão sendo divulgados nas redes sociais e grupos de whatsapp dos servidores da Corte de Contas.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan, destacou que “o slogan da campanha já diz tudo: a vida dos nossos servidores vale ouro, é muito importante para nós e esse ano buscamos transmitir essa mensagem de uma forma mais simples, através das redes sociais, para alcançarmos o maior número de pessoas”.