22.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 18, 2025
InícioTCE-MSTCE-MS conhece boas práticas de TI, jurisprudência e controle externo do TCDF

TCE-MS conhece boas práticas de TI, jurisprudência e controle externo do TCDF

Uma comitiva do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul esteve na última semana no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para um intercâmbio de boas práticas, experiências e conhecimentos de interesse do Controle Externo. Liderada pelo conselheiro substituto do TCE-MS Célio Lima de Oliveira, a comitiva também contou com as presenças da diretora de controle externo, Valéria Saes Cominale, do diretor de tecnologia da informação, José Augusto Alves Ferreira, do diretor de serviços processuais, Eduardo dos Santos Dionísio, da chefe da Coordenaria de Sistematizações das Decisões, Dafne Reichel Cabral, e da auditora de controle externo, Lidiane Carpenaji.

Durante a visita, os técnicos do TCDF apresentaram alguns sistemas desenvolvidos pela corte de contas do DF, como o sistema de Análise de Decisões Automatizadas (ADA); o Sistema de Jurisprudência do TCDF (Forseti); o Sistema de Priorização de Demandas e o Sistema de Auditoria do TCDF (SisAudit).

A apresentação do sistema de ADA foi feita pelo auditor da Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) do TCDF, Danilo Menezes que destacou a importância do ADA para a tomada de decisão, eficiência, produtividade e para o aprimoramento do Controle Social. O sistema está diretamente ligado ao indicador QATC 14 do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que trata do monitoramento das decisões pelas Cortes de Contas.

Já o sistema Forseti foi apresentado pelo titular da Supervisão de Legislação e Jurisprudência (SLJ) do TCDF, Mário Nogueira Israel. Empregado na gestão e organização da jurisprudência do Tribunal, o sistema permite a realização de pesquisas jurisprudenciais por meio da utilização de uma série de filtros. Com a triagem e análise feita pelo sistema, atualmente mais de mil decisões estão cadastradas na jurisprudência selecionada.

Na sequência, a comitiva de Mato Grosso do Sul também conheceu o Sistema de Priorização de Demandas, destacando sua importância para a gestão dos processos a cargo da Secretaria de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública (Seasp), que foi apresentado pelo diretor da Segunda Divisão de Fiscalização de Educação, Áreas Sociais e Saúde Pública (Diasp2), Davi Assunção. Por fim, o diretor também explanou sobre o Sistema de Auditoria do TCDF (SisAudit), que apoia os auditores durante as etapas de planejamento e execução das fiscalizações e contribui para o cumprimento das normas aplicáveis à atividade de Auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular