25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaSoraya Thronicke se reúne com ministro para avançar no combate ao trabalho...

Soraya Thronicke se reúne com ministro para avançar no combate ao trabalho infantil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) se reuniu, nessa terça-feira (09/09), com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, para tratar de questões envolvendo o combate ao trabalho análogo à escravidão, ao trabalho infantil e sobre o fortalecimento da agricultura familiar.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para enfrentar casos de trabalho análogo à escravidão em fazendas e usinas, especialmente no Mato Grosso do Sul, além da implementação de políticas para qualificação profissional e proteção aos trabalhadores resgatados.

De acordo com o levantamento do MTE, mais de seis mil crianças e adolescentes foram resgatados em situações de trabalho ilegal nos últimos dois anos.

Soraya Thronicke destacou a importância de denunciar casos de trabalho escravo e infantil para a efetiva erradicação dessas práticas. “O combate a esse tipo de crime passa por prevenção, fiscalização e políticas que ofereçam alternativas dignas às populações vulneráveis, como os indígenas em nossas aldeias. A atualização do Cadastro Sujo foi um avanço, mas ainda precisamos fortalecer a responsabilização e garantir a qualificação dos trabalhadores resgatados. Como a parlamentar que mais investe na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, acredito que o desenvolvimento do setor é essencial para romper o ciclo da exploração,” afirmou.

Outro ponto relevante da pauta foi a necessidade de prevenção por meio do mapeamento das regiões onde os trabalhadores são flagrados em condições degradantes, a fim de que seja possível identificar a origem dessa mão-de-obra explorada e elaborar políticas públicas preventivas.

Também participaram da reunião o secretário de inspeção do Trabalho (SIT), Luiz Felipe de Mello; o consultor jurídico do MTE, Ricardo Panquestor; o assessor especial, Raimundo Silva e o assessor parlamentar, prof. Luizinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular