Até a próxima sexta-feira, dia 30 de junho, o Tribunal de Justiça de MS sediará a Expocientista: Cientistas Brasileiros e suas Descobertas – Cultura e Arte para todos, uma mostra pública com desenhos manuais e digitais, produzidos por alunos da educação básica da rede pública sul-mato-grossense.
Na solenidade de abertura, realizada na tarde desta terça-feira, o Des. Sérgio Fernandes Martins, cumprimentou os alunos que participam com trabalhos na mostra e ressaltou a parceria com a Universidade Federal de MS (UFMS) na realização de eventos como esse.
“Tive a oportunidade de ver detalhadamente os desenhos e me apaixonei pelo trabalho de vocês. Quando chegou o pedido para realizarmos essa mostra, autorizei imediatamente por entender a importância do evento por integrar o Poder Judiciário com a sociedade. Anteriormente, conversei com o reitor Marcelo Turine e decidimos estreitar ainda mais a parceria do TJMS com a UFMS, realizando eventos. E para nossa felicidade, iniciamos com a Expocientista. Estou muito satisfeito e, mais uma vez, cumprimento pela inciativa”, disse o desembargador.
Em nome do reitor da UFMS falou o prof. Edson Norberto Cáceres, diretor de Cooperação e Articulação Acadêmica da UFMS, que ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Justiça.
“Hoje temos desenhos nessa mostra, porém, a FETECMS, feira de ciência e tecnologia fantástica, busca descobrir em MS jovens talentos para que futuramente sejam cientistas e, quem sabe, sejam retratados também. A feira é realizada junto com o Integra, uma ação em que as escolas levam alunos do ensino médio e fundamental para mostrar seus trabalhos no escopo ciência e muitos alunos apresentam seus trabalhos em outros eventos. Agradeço imensamente ao presidente do TJMS por sediar essa mostra”, afirmou.
Entenda – O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul traz a mostra pública das obras com objetivo de prestigiar, incentivar e contribuir na divulgação do trabalho de artistas sul-mato-grossenses e mostrar a toda sociedade os renomados cientistas.
Destaque-se que a exposição, que ficará à disposição do público na passarela próxima ao plenário do Tribunal Pleno, faz parte do projeto Caravana da Ciência: Contribuições de Mato Grosso do Sul na história dos 200 anos de independência do Brasil. A intenção é integrar arte à ciência, unindo jovens do ensino fundamental e médio da rede pública de MS com pesquisadores de diversas universidades do país.
Na verdade, a proposta é que os alunos conhecessem os cientistas e pesquisadores que construíram a história de Mato Grosso do Sul e do país, aproximando o mundo dos jovens da educação básica com a ciência e tecnologia por meio da arte, de desenhos produzidos a partir dos personagens que conheceram no trabalho de pesquisa.
Os jovens que integram o projeto foram convidados a conhecer pesquisadores ligados à Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), da UFMS, e, a partir deste conhecimento, produziram trabalhos artísticos em diversas técnicas.