O Shopping Campo Grande, primeiro centro de compras de Mato Grosso do Sul, comemorou em agosto de 2024, 35 anos, como parte das comemorações, lança nesta quinta-feira, dia 5, em Campo Grande (MS), o projeto de expansão que promete reforçar ainda mais sua posição como motor de desenvolvimento econômico e social na Capital. Com uma proposta que inclui dobrar o número de lojas, de 149 para 300, a ampliação do Shopping Campo Grande, que faz parte da ALLOS — mais inovadora plataforma de entretenimento, lifestyle, serviços e compras do Brasil — vai além de um simples aumento de capacidade, mas é também uma resposta estratégica às tendências atuais do mercado de shopping centers.
Layout da frente do Shopping Campo Grande após a expansão
Com esta expansão, o consumidor terá acesso a uma plataforma completa de conveniência, além de poder contar com um ecossistema que o conectará às marcas através de experiências memoráveis. Atualmente, o Shopping Campo Grande já é um dos principais polos de geração de emprego na cidade, com cerca de 2.500 postos de trabalho diretos e indiretos. Com a expansão, espera-se não apenas um aumento significativo nesse número, mas também a criação de novas oportunidades de negócios para lojistas e empreendedores.
A gerente de marketing do Shopping Campo Grande, Gabriella Alves, destaca a relevância desse projeto para a cidade, com a utilização de inteligência artificial para experiências personalizadas e a ampliação de espaços gourmet, que passarão a contar com cinco novos restaurantes. “Será uma oportunidade para trazer novas lojas e aproximar os clientes de marcas nacionais e internacionais com exclusividade que são queridas pelo público, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento diferenciados”, diz ela. Entre as novidades no projeto, também estão duas novas megalojas, uma nova semi-âncora e mais 660 novas vagas de estacionamento.
O impacto do Shopping Campo Grande na valorização imobiliária da área já é significativo. Desde sua inauguração, em outubro de 1989, a região passou de uma área com poucas opções imobiliárias para uma das mais nobres da capital sul-mato-grossense. Esse efeito deve ser ainda mais acentuado com o novo projeto, que inclui uma reformulação completa da fachada, inspirada na herança cultural local e na combinação de elementos contemporâneos com designs ancestrais, criando uma conexão única entre o moderno e o tradicional.
“Cada vez mais, os shoppings funcionam como um polo de desenvolvimento para as cidades. Esta é a maior expansão feita pelo grupo pós-fusão e vai permitir que o Shopping Campo Grande diversifique as opções de compras e lazer, com um mix de produtos e serviços ainda mais interessante para o consumidor. O novo espaço será um ponto de encontro, um local onde a comunidade poderá se conectar, se divertir e desfrutar de uma experiência completa com a família ou com os amigos”, afirma o diretor comercial da ALLOS, Felipe Andrade.
150 novas lojas serão inauguradas, além da alameda gourmet que trará novos restaurantes
O shopping tem impacto socioeconômico direto no desenvolvimento local, desde a região onde está localizado, até demais pontos da Capital Morena, como avalia o titular da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) Ademar Silva Junior.
“O Shopping Campo Grandetransformou nossa capital. Se antes a cidade terminava aqui, hoje temos umas das áreas mais valorizadas da cidade. O primeiro Shopping de Mato Grosso do Sul movimentou toda essa região, incentivando a vinda de novos empreendimentos, fomentando o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda”, pontua.
Em mais de três décadas de história, o Shopping Campo Grande passou por duas expansões e, até hoje, reúne as principais lojas âncoras do país e marcas exclusivas no estado. Em 2011, quando foram adicionadas marcas de prestígio como Animale, Bo.bô, John John Denim e Shoulder, passou a contar com 280 novos lugares na praça de alimentação e 300 vagas de estacionamento. Ao seu redor, toda a região se desenvolveu. Para os lojistas, a expansão do Shopping Campo Grande representa uma grande oportunidade.
“Escolhi o Shopping Campo Grande para minha primeira operação há dez anos e, desde então, confirmo minha decisão ano após ano. Hoje, tenho três operações e sou muito feliz aqui. É o shopping onde trabalho e trago minha família, e isto para mim tem muito valor. O Shopping é o melhor do estado e não é por acaso. Está sempre em busca das melhores soluções para clientes e lojistas. É uma grande comunidade”, comenta Aline Queiroz, proprietária da Criamigos.
Com as obras de expansão, o shopping Campo Grande consolida-se ainda mais como o principal destino de compras e entretenimento do estado. A integração com as diretrizes da ESG e o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU garantem que esse crescimento continue sustentável, beneficiando não apenas os negócios, mas toda a comunidade de Campo Grande, uma cidade com PIB de R$ 30,1 bilhões e um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, com 0,784.
FICHA TÉCNICA DA AMPLIAÇÃO
ABL (Área Bruta Locável): 12.200m²
Área total construída expansão shopping: 22.461m²
Área total construída deck parking: 34.154m² – 1.047 vagas (693 cobertas)
Área total construída: 56.615m²
Operações:
1 nova semi-âncora
150 novas lojas
4 novos restaurantes
2 novas megalojas