23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCulturaSETEMBRO AMARELO - Considerado um assunto tabu, o suicídio é o tema...

SETEMBRO AMARELO – Considerado um assunto tabu, o suicídio é o tema de livro lançado pela Paulinas

“Mente suicida – respostas aos porquês silenciados” nos leva a entender o que é o suicídio e ajudar alguém com tendências suicidas

O suicídio é um tema difícil de ser debatido. Terceira causa de mortes entre adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos no Brasil (segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde), o suicídio é tratado como um tabu para quem sofre e pensa em se matar e para os seus familiares. Para a prevenção ao suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), criou o Setembro Amarelo, uma campanha nacional com várias ações. Importante no apoio a quem sofre e às famílias e escolas, o livro que a Paulinas acaba de lançar oferece suporte e instrução didática para entender o que é o suicídio e como conseguir evitar que alguém se mate.

O livro “Mente suicida – Respostas aos porquês silenciados” joga luz sobre o problema e tenta responder algumas questões importantes, como o que é o suicídio, como preveni-lo, o que fazer quando se sente vontade de tirar a própria vida, como a família deve reagir quando perde um filho por suicídio e outras questões pertinentes, tudo com um texto leve e de fácil entendimento, ilustrações e atividades de apoio.

Ambiente escolar – A forma como o livro foi construído o torna uma importante ferramenta de apoio de atividade didática, além de permitir aos educadores que identifiquem os alunos com problemas e até mesmo evitem que cometam suicídio. O livro dá dicas para identificar comportamentos suicidas, observando mudanças de comportamento, como quando a pessoa que comia muito, de repente, passa a saciar-se rápido, só pensa em dormir, vive triste e se enfastia com tudo; ou notar que a pessoa diz frases anormais, como “eu quero morrer” ou “eu vou me matar”, ou até mesmo “vou fazer uma grande besteira”. Sempre dê a devida importância a atitudes que unam sinais de fala e mudança de comportamento.

O livro também fala sobre a depressão, que nunca deve ser subestimada. “Alguém pode estar sorrindo por fora e, por dentro, estar morrendo”, diz uma passagem da obra. Além disso, o livro fala sobre como a religiosidade pode ajudar as pessoas deprimidas ou com tendências suicidas, além de confortar as famílias que passam pela dor da perda de um filho que se matou ou mesmo de filhos que perderam um dos pais.

Enfim, um livro altamente pertinente não somente no Setembro Amarelo, mas em todo o tempo, para que se identifiquem as tendências suicidas em casa ou na escola e se possa ajudar e evitar uma perda maior.

O livro está à venda nas Paulinas Livrarias de todo o Brasil, pelo 0800 70 100 81 ou diretamente no site https://www.paulinas.com.br/produto/mente-suicida-9478

Livro: Mentes suicidas – respostas aos porquês silenciados

Autor: Lício de Araújo Vale

123 páginas

Paulinas Editora

Sobre o autor: Lício de Araújo Vale é padre, suicidólogo, filósofo, qualificado em suicídio e automultilação, especializado em prevenção ao suicídio, pesquisador sobre o luto e a valorização da vida, educador e palestrante. É professor do curso de pós-graduação de Intervenção e Posvenção do Suicídio, no Instituto Vita Alere. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS) e da Sociedade Internacional de Profissionais de Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), entidade apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular