O Hospital São Julião em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), apresenta na próxima terça-feira (05) o “Projeto de aprimoramento para o enfrentamento da Hanseníase”. O evento irá reunir profissionais da área da saúde, para discutirem sobre a doença e traçar caminhos para diminuir os casos no Mato Grosso do Sul. O Objetivo é aprimorar a capacitação das Unidades Básicas de Saúde, de atenção primária, com o apoio matricial, visando desenvolver a busca ativa de casos, aperfeiçoamento no diagnóstico, tratamento da doença e reabilitação do paciente.
A expectativa é de que modelo de Mato Grosso do Sul contribua para o enfrentamento da hanseníase em todo o país. O Dr. Augusto Brasil, Dermatologista, Hansenólogo, diretor técnico e coordenador do projeto, destaca a presença no evento do Dr. Marco Andrey, Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Dr. Cláudio Salgado – Coordenador Geral de Doenças Transmissíveis na Atenção Primária do Departamentode Gestão do Cuidado Integral da Secretária de Atenção Primária à Saúde no Ministério da Saúde e a Dra. Patrícia Rosa, diretora de ensino e pesquisa do Instituto Lauro de Souza Lima/SP.
O presidente do Hospital São Julião, Carlos Augusto Melke, afirma que esta é mais uma ação dentro de um Programa mais amplo da instituição, intitulado São Julião 80 MAIS, que prepara o Hospital para os próximos 80 anos de existência.
“Esta parceria, entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Hospital São Julião no combate e tratamento da hanseníase, demonstra a sensibilidade deste governo com uma comorbidade, que ainda no Brasil ela está disseminada praticamente em todos os estados e o Brasil ainda é o segundo país no mundo com casos da doença”
Para o Dr. Augusto Brasil, “a hanseníase ainda é um grande desfio, apesar de haver tratamento eficaz, a poliquimioterapia, o número de casos ainda é alto”. De de acordo com o médico, este projeto referencia o compromisso que a instituição tem há mais de 50 anos, na atenção aos pacientes acometidos pela hanseníase.
“O Hospital São Julião, propôs exatamente isto, ser ele, com a sua equipe assistencial e equipe de profissionais, que já possuem experiência na área, compartilhar este conhecimento, e junto com as Unidades Básicas de Saúde e de atenção primária, encontrar soluções para os problemas que são diversos em cada região, em cada comunidade, em função das suas particularidades”.
Contando com uma equipe multiprofissional para acompanhar e atender os pacientes por meio do Sistema Único da Saúde – SUS, a equipe é formada por: dermatologistas, oftalmologistas, ortopedista, neurologista, enfermeiros e técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, nutricionista, biomédica e dentista. Todo o tratamento é gratuito