A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) recebeu o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza, acompanhado do assessor de Articulação Política da Subsecretaria de Políticas Públicas, Élcio Terena, para discutir ações de qualificação profissional voltadas às comunidades indígenas no estado. A reunião aconteceu no dia 13 de fevereiro e estavam presentes, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, e a coordenadora de Emprego, Produtividade, Trabalho e Renda, Janaina Carlin, que também coordena a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/MS).
A pauta tratou da importância da qualificação profissional como ferramenta para romper o ciclo do trabalho análogo à escravidão, proporcionando aos indígenas – especialmente os jovens – oportunidades de acesso ao mercado de trabalho formal, ascensão e mobilidade social. O encontro foi um desdobramento do seminário realizado no dia 31 de janeiro em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, promovido pela Coetrae/MS.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis ao trabalho análogo à escravidão. Nesse sentido, a Semadesc reforçou seu compromisso em estruturar ações que garantam capacitação e geração de emprego e renda para essas comunidades, promovendo sua inclusão produtiva e melhoria das condições de vida.