23.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioCâmara MunicipalSecretária Municipal de Saúde presta contas na Câmara Municipal de Campo Grande

Secretária Municipal de Saúde presta contas na Câmara Municipal de Campo Grande

Atendendo à convocação dos vereadores, a secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, participou na manhã desta sexta-feira (27) de uma audiência pública de prestação de contas da pasta na Câmara Municipal.

Durante a audiência, a titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) detalhou os recursos e despesas referentes ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2024. Ela apresentou informações sobre procedimentos ambulatoriais e hospitalares, incluindo os valores aprovados e processados entre janeiro e agosto deste ano, além de obras entregues e em andamento.

Atualmente, Campo Grande conta com 74 unidades de atenção primária, sendo quatro delas em áreas rurais. O município possui 227 equipes de saúde da família e 147 equipes de saúde bucal, conforme os dados apresentados. “Estamos trabalhando intensamente na qualificação do atendimento. Implantamos diversas metodologias e ferramentas que podem aprimorar esse serviço”, afirmou a secretária.

Rosana destacou que 46 unidades possuem horário estendido, oferecendo atendimento extraordinário para urgência e emergência. “A estratégia de saúde da família integra a rede de urgência e emergência, e as pessoas devem buscar atendimento para situações de baixa complexidade”, ressaltou.

Conforme o relatório apresentado, no segundo quadrimestre foram realizadas 861 mil visitas domiciliares, 614 mil atendimentos individuais, 1 milhão de procedimentos e 64 mil atendimentos odontológicos, totalizando 2,5 milhões de atendimentos na produção da atenção básica.

A secretária também expressou preocupação com os sequestros de valores destinados a atender decisões judiciais. O montante de empenhos realizados nos dois primeiros quadrimestres foi de R$ 14,9 milhões, sendo a maior parte desses recursos relacionada ao home care (32,03%), seguida por medicamentos (24,92%) e dietas (23,31%).

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (presidente), Professor André Luís (vice), Jamal, Tabosa e Dr. Loester.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular