22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioEconomiaSebrae reforça papel do empreendedorismo feminino na 5ª Conferência Estadual de Políticas...

Sebrae reforça papel do empreendedorismo feminino na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

Com o objetivo avaliar, discutir e propor diretrizes para políticas públicas voltadas às mulheres, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres promoveu a 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres – Etapa Estadual, nos dias 28 e 29 de agosto, reunindo lideranças de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul para debater democracia, igualdade e conquistas. As discussões contemplaram uma perspectiva de interseccionalidade, considerando a diversidade feminina em diferentes contextos sociais.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da abertura e reforçou o compromisso do estado em avançar em políticas públicas para as mulheres. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres resgata a importância da participação da sociedade civil e da pluralidade feminina na construção de políticas públicas. O Estado de Mato Grosso do Sul está comprometido em ouvir, dialogar e avançar em ações que garantam mais proteção, respeito e igualdade para as mulheres. Esse encontro é um marco para reforçar que transformar a cultura e combater a violência de gênero são tarefas permanentes e coletivas”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

O Sebrae/MS marcou presença no primeiro dia da programação, no painel “Garantias e avanços dos direitos das mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, realizado na noite de quinta-feira (28). Representando a instituição, a diretora-técnica Sandra Amarilha participou da mesa ao lado de Bárbara Nicodemos (Movimento Popular das Mulheres de MS) e da ex-ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, sob a mediação da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Evento contou com a participação da Diretora-Técnica do Sebrae/MS Sandra Amarilha

Na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou o papel do empreendedorismo feminino na promoção da autonomia econômica, geração de renda e fortalecimento do protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. “Esse é um caminho essencial para a autonomia financeira, já que muitas mulheres empreendem e garantem renda para suas famílias e para si mesmas. Hoje, nosso estado é o quarto no país em número de donas de negócio, e é fundamental que as políticas públicas deem sustentação a esse movimento, para que cada vez mais mulheres encontrem no empreendedorismo a sua força econômica. Nossa luta diária é promover o acesso ao empreendedorismo”, pontuou.

Segundo a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, iniciativas como a conferência são fundamentais para dar voz a todas as mulheres. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres é um espaço que reúne a diversidade feminina de Mato Grosso do Sul, trazendo vozes de diferentes territórios, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e tantas outras. Esse encontro nos permite discutir desde a autonomia econômica até o enfrentamento da violência contra as mulheres, que muitas vezes está ligada à dependência financeira e emocional. Fortalecer as mulheres é fortalecer a cidadania, a democracia e o Brasil”, destacou.

Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular