Centenas de pequenos empresários se reúnem com representantes de grandes empresas durante essa quarta-feira (20) e quinta-feira (21), no Gran Murano espaço de eventos, em Campo Grande, e a expectativa é que desse encontro saiam muitos e bons negócios para ambos os lados. O evento Encadear Summit é promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), com apoio do Governo do Estado através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, participou da abertura do Encadear Summit na manhã dessa quarta-feira (20) e expressou seu otimismo quanto aos resultados que advirão do encontro. “O que a gente está fazendo aqui é exatamente trazer as demandas das grandes empresas e confrontar com as necessidades dos pequenos negócios. Percebemos claramente que, no Estado, muitos pequenos negócios não conseguem fornecer para grandes empresas porque, ou seus produtos e serviços não têm a qualidade desejada, ou não têm o custo adequado, e não têm acesso aos meios para mudar essa realidade. E a ideia é, exatamente, que a gente faça a junção da necessidade do grande empreendedor com o potencial de oferta do pequeno.”
O evento é gratuito e tem o objetivo de fomentar a competitividade dos pequenos negócios e o encadeamento produtivo em todas as regiões do Estado, abrangendo as cidades de Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Sonora, Inocência, Caarapó, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Costa Rica, que integram o Programa Cidade Empreendedora (também executado pelo Sebrae) além de Campo Grande e Três Lagoas, que não participam da iniciativa mas também são apoiados pela instituição nesse âmbito.
Grandes empreendimentos foram convidados como a participar como âncoras do evento: Suzano, Eldorado, Atvos, Inpasa, Arauco, Vetorial, FV Cereais, Bracell, Adecoagro e Vicari. Porém havia representantes de dezenas de outras empresas de grande porte presentes. “Esse é o encadeamento do investimento das grandes empresas e como esse pequeno negócio pode trabalhar e se beneficiar desses grandes empreendimentos que estão ocorrendo em vários municípios. A gente sempre usa o exemplo aqui que é muito próximo a Campo Grande, o que está acontecendo em Ribas do Rio. É caso típico, hoje nós temos um crescimento de mais de 12 mil pessoas em trabalho e muitos empreendedores não conseguem se apropriar dessa oportunidade. Então, a ideia é capacitar esses empreendedores para que eles possam ser fornecedores e continuadamente se beneficiar do crescimento dos grandes investimentos”, ponderou Verruck.
Painel
Exemplo do trabalho feito com os empreendedores de Ribas do Rio Pardo foi apresentado no Painel Desenvolvimento Territorial na perspectiva dos Grandes Investimentos, mediado pelo secretário executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Bruno Gouveia. As painelistas Daniela Datrino e Paula Bonfim apresentaram os Programas de Geração de Renda e Semear, executados pela Suzano no município.
O Programa Semear foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e levou capacitação aos empreendedores de Ribas do Rio Pardo interessados em fornecer produtos ou serviços à Suzano direta ou indiretamente. Em outra área, a empresa atua fomentando iniciativas de geração de renda nas comunidades carentes, visando contribuir para o combate à miséria.
O evento prosseguiu com mais palestra e três painéis durante o dia e amanhã (21) a programação se estende até às 13h. A parte mais aguardada é a Sessão de Negócios, com início às 8h, quando serão promovidas reuniões de negócios entre grandes empresas que demandam e pequenas empresas que ofertam serviços e produtos. Cada pequena empresa participante irá apresentar seus produtos e serviços.
Também participaram nesse primeiro dia de evento, pela Semadesc, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna; o diretor-presidente da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), Ademar Silva Junior; o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), Marcio de Araújo Pereira, todos membros do Conselho Deliberativo do Sebrae.