25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioSaúdeSaúde capacita médicos para consolidar acupuntura na rede pública em Mato Grosso...

Saúde capacita médicos para consolidar acupuntura na rede pública em Mato Grosso do Sul

Médicos da Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso do Sul participam, entre os dias 14 a 17 de agosto, das aulas práticas do Curso de Acupuntura, promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) por meio da área técnica das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). O treinamento será na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

A formação, ofertada no modelo híbrido (presencial e remoto) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Ministério da Saúde, é fruto de parceria entre a SES e a UFMS.

O curso tem como foco capacitar profissionais da rede pública, especialmente médicos lotados em Unidades de Saúde da Família, para aplicar a acupuntura como ferramenta de cuidado integral, humanizado e preventivo. A técnica milenar, reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), vem sendo utilizada no controle da dor crônica e na promoção da qualidade de vida.

Práticas integrativas
A responsável pela área técnica das PICS na SES, Patrícia Mecatti Domingos, explica que a formação integra uma estratégia de saúde pública. “O investimento na Medicina Integrativa tem se tornado cada vez maior como opção para redução da dor crônica e desmedicalização dos usuários do SUS”, detalha. De acordo com ela, MS vem atuando ativamente para que, até 2027, 70% dos municípios tenham ao menos uma prática integrativa disponível para a população.

Serviço

O evento será na Cidade Universitária UFMS, situada na Avenida Costa e Silva – Pioneiros, MS, 79070-900, Campo Grande /MS – INISA (Instituto Integrado de Saúde).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular