29.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaRinaldo realiza audiência para debater auxílio em casos de doenças raras e...

Rinaldo realiza audiência para debater auxílio em casos de doenças raras e acesso a medicamentos de alto custo

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PODEMOS/MS) fez uso da tribuna na última sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, ocasião em que convocou os deputados e deputadas, bem como a população em geral, para audiência que será realizada na próxima segunda-feira, na Casa de Leis, com a finalidade de debater políticas públicas de auxílio para pessoas com doenças raras, como a Síndrome de Duchenne.

O parlamentar disse que a iniciativa partiu de um grupo de mães que procurou o gabinete do deputado para reivindicar melhorias no tratamento e acesso à medicação, uma das mais caras do mundo.

“Essas mães nos procuraram muito aflitas, a síndrome é semelhante à Esclerose Lateral Amiotrófica [ELA], causa fraqueza muscular progressiva, parando os movimentos voluntários e involuntários, que incluem a respiração e batimentos do coração, e o remédio que só existe nos Estados Unidos, se não for ministrado até os seis anos, não há mais o que fazer pela criança, é necessário correr contra o tempo para que essa dose única do medicamento seja aplicada”, relatou Rinaldo, que lembrou a recente decisão do Ministério de Saúde que autorizou o pagamento da medicação a um menino de quase sete anos.

A Distrofia de Duchenne é uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, a doença também afeta a musculatura cardíaca e o sistema nervoso. A prevalência da distrofia muscular de Duchenne é de três casos para cada 100 mil pessoas. No Brasil, são aproximadamente 700 novos casos da doença a cada ano.

Não há cura para a doença, mas existem tratamentos que podem controlar os sintomas. No caso de medicamento existe uma alternativa americana, com a promessa de impedir a progressão da doença. O medicamento é avaliado em R$ 15 milhões.

“Nem sempre é a falta do recurso, e sim a burocracia e sensibilidade de quem faz a gestão. A falta de atendimento primário pode levar à morte. E temos também as doenças raras, hoje há mais de 7 mil patologias catalogadas, dentre elas a distrofia muscular, ou Síndrome de Duchenne”, explicou o deputado.

A reunião será realizada na ALEMS, na próxima segunda-feira, 24/06, a partir das 14h, na Sala Multiuso da Escola do Legislativo – Senador Ramez Tebet – Setor B, e contará com a participação da comissão de mães e profissionais da saúde, sendo aberta ao público em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular