27.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioGovernoRiedel recebe de instituições dados positivos sobre Programa Estágio Supervisionado

Riedel recebe de instituições dados positivos sobre Programa Estágio Supervisionado

Em reunião no Gabinete do Receptivo, o governador Eduardo Riedel recebeu os resultados e dados sobre o Programa Estágio Supervisionado, que permite aos acadêmicos de universidades públicas e privadas trabalhem nas repartições estaduais. Um dos pedidos das instituições é que sejam ampliadas as vagas no próximo ano, quando for renovado o convênio.

“Pedimos ao governador a ampliação e até duplicação de vagas, passando de 250 para 500 no ano que vem, quando for renovado o programa. Trata-se de uma iniciativa de sucesso, com dados e uma avaliação positiva. Apresentamos a proposta e o governador vai estudar e avaliar a possibilidade”, afirmou o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine.

O reitor destacou que o programa traz benefícios para os estudantes, que estão ganhando experiência profissional, aos gestores que contam com inovação na gestão pública e às famílias dos acadêmicos, que recebem ajuda na renda familiar.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, destacou que os dados do programa são muito positivos e que já estão discutindo a sua continuidade, junto com outras ações para torná-lo ainda melhor, alinhando com projetos que estão sendo desenvolvidos.

“O programa já tem dois anos de execução, mais de 300 estagiários já passaram pelo Estado e nós conseguimos fazer o acompanhamento da vida deste estagiário nas repartições públicas, tudo registrado em números. Eles receberam a devida capacitação antes de começarem a trabalhar, assim como os gestores”.

Ele ressalta que mais de 70% dos estagiários lotados no Estado são de famílias que tem renda de até quatro salários mínimos. “Impacto social disto é muito relevante, contamos algumas destas experiências ao governador. Nosso objetivo é que este estagiário saia daqui empregado ou bem encaminhado no mercado de trabalho. Inclusive pedimos a contratação de um estagiário, pelo bom desempenho”.

Convênio

O programa é realizado pelo Governo do Estado do MS, por meio da Fundect (Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS) e Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), em parceria conveniada com a UFMS (Universidade Federal de MS), UEMS (Universidade Estadual de MS) e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias de atividades. O programa conta com uma bolsa-auxílio no valor de R$1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

As vagas são destinadas a estudantes das universidades participantes do CRIE/MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul), sendo elas: UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Universidade Anhanguera-Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Os estagiários trabalham em órgãos estaduais de oito municípios, em mais de 24 unidades gestoras, contemplando todas as áreas do Estado. O estudante não poderá ser concluinte do curso no ano em que foi oferecido o programa ou estar cursando apenas disciplinas em regime de dependência. Para concorrer às vagas, os acadêmicos devem estar matriculados a partir do 3° ano ou 6° semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular