25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGovernoRiedel reafirma compromisso com as políticas públicas para mulheres na 5ª Conferência...

Riedel reafirma compromisso com as políticas públicas para mulheres na 5ª Conferência Estadual

O Governo de Mato Grosso do Sul abriu oficialmente, quinta-feira (28), a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, com o tema ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’, no auditório da Faculdade Insted, em Campo Grande. O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, vinculado à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres, gestoras municipais, parlamentares e autoridades estaduais e nacionais. A programação teve início com apresentação cultural e seguiu com a cerimônia de abertura, marcada por homenagens às mulheres que foram protagonistas na consolidação das políticas públicas no Estado.

Democracia, igualdade e participação social

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, dando as boas-vindas à pluralidade de mulheres presentes na conferência estadual. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Em sua fala, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, destacou que a convocação da Conferência simboliza a continuidade de uma luta histórica.

“Consolidar a igualdade de gênero e racial não depende apenas da vontade política de um governo, mas da construção de uma agenda institucional envolvendo União, estados, municípios e sociedade civil. Uma conferência é sempre um exercício democrático, muitas vezes desafiador, mas que resulta em avanços concretos para a vida das mulheres”, afirmou.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou o caráter plural e inclusivo do encontro ao dar as boas-vindas. “Somos uma verdadeira potência de mulheres fortes. Iguais em direitos e dignidade em toda a nossa diversidade: mulheres indígenas, quilombolas, 60+, mulheres com deficiência, jovens, lésbicas, trans, negras. A Conferência é de todas e para todas. É aqui que reafirmamos o compromisso de não deixar nenhuma mulher para trás”, destacou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jamille Weiss, emocionou-se ao falar sobre a representatividade do momento.

“Estou muito feliz em ver tantas mulheres que me forjaram na luta e que seguem inspirando. O Conselho seguirá atuando para garantir que nenhuma mulher fique de fora das políticas públicas. Este é um espaço que simboliza a continuidade da luta por igualdade e cidadania plena”, declarou.

Representando o Ministério das Mulheres, a secretária nacional de Autonomia Econômica, Rosane Silva, ressaltou a importância da retomada das conferências como instrumento democrático. “Quero cumprimentar a sociedade civil, que tem conduzido conosco este processo de retomada das conferências de políticas para as mulheres. Trago um abraço caloroso do Ministério das Mulheres e o compromisso do Governo Federal de seguir ao lado dos estados e municípios, garantindo que a voz das mulheres seja ouvida em toda a sua diversidade”, afirmou.

Abertura da conferência contou com homenagens às mulheres que têm se dedicado, ao longo dos anos, a construir políticas públicas em MS. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular