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quarta-feira, setembro 11, 2024
 
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Riedel finaliza curso que promove a cidadania nas escolas da rede estadual de ensino

Para aproximar os 184 mil estudantes da REE (Rede Estadual de Educação) de Mato Grosso do Sul da participação ativa das ações e decisões da comunidade escolar e permitir o exercício da cidadania, o Governo do Estado realizou o curso de formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”.

O governador Eduardo Riedel participou na manhã desta terça-feira (13) do encerramento do curso, que foi oferecido desde maio para os alunos das 347 escolas da REE em todos os municípios do Estado. Como parte do evento, Riedel participou de uma roda de conversa com dez representantes de grêmios estudantis de Campo Grande e também dos municípios do interior.

“É uma alegria poder presenciar as lideranças de grêmio estudantil de todas as escolas, o desempenho deles. Interessante ver como esses representantes estão se formando, as expectativas, perspectivas e cobranças legítimas. A Cidadania e a Educação proporcionaram um momento inédito, colando os presidentes de grêmios estudantis para uma conversar aberta, é enriquecedor e faz parte da formação como cidadãos, a discussão política e a liderança dentro da escola”, afirmou Riedel.

Entre os questionamentos, o governador respondeu sobre os investimentos em tecnologia nas escolas, a formação dos estudantes para o mercado de trabalho, a oferta de modalidades esportivas e culturais para os alunos, além de falar de forma mais pessoal sobre os desafios da vida pública e também orientar os alunos no desempenho do cargo de presidente de grêmio estudantil.

“Com o curso da cidadania ativa foi deixado claro que o grêmio é um órgão muito representativo nosso, para os estudantes”, disse Mateus Gleiser, presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), no Jardim Anache, em Campo Grande.

Encerramento do Curso de Formação Grêmio Estudantil "Cidadania Ativa". Foto Saul Schramm
Encerramento do Curso de Formação Grêmio Estudantil "Cidadania Ativa". Foto Saul Schramm
Encerramento do Curso de Formação Grêmio Estudantil "Cidadania Ativa". Foto Saul Schramm

Para os estudantes, o aprendizado adquirido contribui para a defesa dos direitos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

“Eu decidi participar da eleição para o grêmio, porque precisava melhorar minha comunicação, não conseguia falar com as pessoas. Agora eu adquiri essa coragem. E para a escola a gente tem conseguido avançar nos pedidos que fazemos para a direção, com mais gincanas e aulas de informática, foi uma conquista este ano”, afirmou a aluna Gabriela Borges Gomes, 16 anos, vice-presidente do grêmio estudantil da EE Sidronio Antunes de Andrade, em Sidrolândia.

Além das solicitações para melhoria física da escola, Gabriela também conseguiu incluir informações importantes sobre os povos indígenas, para que os demais alunos pudessem ter acesso. “Meu pai é indígena terena, e eu poderia estudar em uma escola indígena, mas preferi uma que eu pudesse propagar mais a cultura. Eu consegui isso, a direção da escola foi parceira para que a gente tivesse troca de informações sobre isso”, explicou a estudante.

Durante três meses, os estudantes que compõem a chapa dos grêmios nos 79 municípios receberam formação sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de compartilharem experiências inspiradoras sobre a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades. Dividida em módulos, a formação debateu o que é ser um cidadão ativo, a legislação e o papel do grêmio estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, fortalecendo a consciência cidadão, promovendo o bem-estar emocional e o protagonismo juvenil.

Hoje (13) ocorreu o encerramento com a certificação dos participantes e o lançamento da capa do 1º e-book do Grêmio Estudantil. O espaço de aprendizado e reflexão promoveu o engajamento dos estudantes, com formação abrangente – palestra magna, mini palestras sobre cidadania ativa, propósito e saúde mental, intervenções culturais e diálogo interativo.

O curso de formação foi uma iniciativa da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subjuv (Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude), em parceria com SED (Secretaria de Estado de Educação) e Fabeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), com apoio do Conjuv/MS (Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis.

O evento contou com participação de autoridades do setor de Educação do Estado e representantes dos grêmios estudantis eleitos.

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