Eleição do conselho Administrativo e Fiscal da Caixa de Assistência dos Servidores para o quadriênio 2023-2027 consolidará Ricardo Ayache no quarto mandato à frente da instituição, que completa 22 anos em 2023. A votação ocorre em 75 municípios, com chapa única, denominada “Cassems de Todos Nós”, encabeçada por Ricardo Ayache, e seus respectivos vice-presidentes, Ademir Cerri e Alexandre Júnior Costa.
Ayache explica que tem como principal projeto o plano de expansão da Cassems, que não parou nem na pandemia, quando a instituição precisou ampliar o número de leitos e chegou a contar com 600 disponíveis. O programa incluiu reformas, ampliação, interiorização e construção de novas unidades hospitalares, como o novo hospital de Dourados.
Só para combater a pandemia, foram contratados 300 profissionais e implantados 120 leitos, que garantiram taxa de recuperação de 89%, bem acima da média nacional, de 62%. Foram R$ 290 milhões em investimentos para garantir a preservação da vida dos associados.
O hospital da Cassems em Campo Grande foi ampliado e ganhou uma nova ala, com aproximadamente 700m², onde foram construídos 25 leitos de internação, divididos em 19 leitos de oncologia clínica e seis leitos de cuidados intermediários, totalizando 140 disponíveis atualmente.
O investimento também assegurou reforma do hospital da Cassems em Aquidauana, que ganhou o dobro de número de leitos e agora conta com serviço de ressonância magnética e 10 leitos de UTI no Hospital da Cassems em Corumbá.
Para o próximo mandato, já estão programadas reformas os hospitais de Paranaíba, Navirai, Três Lagoas, Nova Andradina, Ponta Porã e Coxim. Entre os projetos, destaque para a regionalização da atenção primária; instalação de um centro de hemodiálise em Nova Andradina; novo hospital de Dourados; novo hospital de Naviraí; construção de nova torre do hospital da Cassems em Campo Grande, com 110 leitos, chegando a 258; centro de atenção à pessoa com autismo, unidade móvel Cassems Odonto e telemedicina para ampliar acesso do interior à assistência médica.
Ayache é formado em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; MBA em gestão de cooperativas de saúde pela FGB e médico do Hospital Regional. Participou da fundação da Cassems e preside a entidade desde 2010.
Com informações do Investiga MS