22.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 18, 2025
InícioCâmara MunicipalRepresentante dos trabalhadores dos Correios critica privatização: ‘população será prejudicada’

Representante dos trabalhadores dos Correios critica privatização: ‘população será prejudicada’

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul, Elaine Regina de Souza Oliveira, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (09), e criticou a proposta de privatização da empresa, já aprovada na Câmara dos Deputados e que está em análise no Senado Federal. Segundo ela, os serviços de entrega serão prejudicados principalmente nas pequenas cidades.

“Nossa energia e nossa água são privatizadas, e o que vemos? Valor mais alto. Será que a iniciativa privada vai estar nos pequenos municípios? Será que é interessante? Hoje, a iniciativa privada pode estar nessas cidades para fazer a entrega de encomenda, mas ela não vai. Ela não vê lucro nesses pequenos municípios. A população brasileira pode ser muito prejudicada com a privatização”, alertou.

O Projeto de Lei 591/21, do Poder Executivo, autoriza a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais. A proposta estabelece condições para a desestatização da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e remete a regulação do setor à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Ainda conforme a representante dos trabalhadores, que utilizou a Tribuna a convite do vereador Zé da Farmácia, a empresa não é deficitária, como muitos alegam, mas sofre com o sucateamento e falta de funcionários. 

“Dizem que o Correio é deficitário, mas isso é mentira. O Correios nunca pegou 1 centavo da União, sempre foi superavitário, tendo inclusive no último período um lucro de R$ 1,1 bilhão. O setor de encomendas, o e-commerce, que está bombando, é aberto. Pela credibilidade e eficiência, os Correios lideram com 90% das entregas do e-commerce. Qual o argumento para privatizar?”, questionou.

“Os Correios foram sucateados. De 1.700 trabalhadores, hoje atuamos com 1.200 e estamos fazendo o serviço, chegando a toda a população de Mato Grosso do Sul. Vamos a defesa dos Correios. Ele foi criado para fazer a integração nacional, universalização do serviço postal, independente da renda ou onde mora o cidadão. Não há argumentos que defendam uma privatização”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular