(Marco ASA) – A Renault apresentou o subcompacto Kwid como sendo o “SUV dos compactos”. Sabemos que não é bem assim. Apesar de a suspensão um pouquinho mais alta, ele é um carro urbano. Agora, a francesa acaba de apresentar na Índia o Kiger, um miniSUV que também será vendido no Brasil, pois foi apresentado como o novo carro mundial da marca.
Apesar de ter sido desenvolvido sobre a plataforma do Kwid modificada, o Kiger tem mais espaço, suspensão elevada, rodas maiores e um acabamento bem mais convincente que o Kwid. Aliás, não se admire se, um dia, o Kiger “mate” seu irmão Kwid no Brasil, pois a Renault está focada em produzir carros com maior valor agregado, ou seja, mais caros.
Na Índia, o Kiger terá dois motores, um 1.0 aspirado (o mesmo do Kwid) e um 1.0 turbo, que dividirá com o Nissan Magnite, com quem dividirá a plataforma. Note que o Kiger tem as mesmas características do Nissan Magnite, que substituirá o Nissan March no Brasil.
Mercado – Com o Kiger, a Renault ocupará o lugar que hoje é do Sandero básico, já que a nova geração deste carro será maior e mais luxuosa (e mais cara). Assim, teremos o Kwid como carro de entrada, o Kiger logo acima e, só então, o Sandero. Corre-se o risco do Kiger canibalizar também as vendas do Sandero Stepway, já que será mais barato e tão bonito quanto.
Aliás, o design no Kiger chama muita atenção, mostrando muitas características do Kwid elétrico, que já é vendido na Europa. Se tudo correr bem, o Kiger será fabricado pela Renault do Brasil e chegará ao mercado nacional em 2024.