Com o tema “Igualdade, Paridade e Democracia”, o 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (COMPAR), encerrado ontem (28), colocou em foco as mulheres sul-mato-grossenses. A prefeita Adriane (PP) destacou durante sua participação na abertura, que a iniciativa amplia os diálogos e fomenta a paridade e igualdade de gênero na sociedade através da construção.
“Quero parabenizar todas as integrantes dessa comissão. São mulheres fortes, corajosas e destemidas que fortalecem a posição de todas nós. Para nós, é uma manhã histórica. A gestão de Campo Grande é exemplo de paridade e hoje temos secretárias em postos nunca antes ocupados. São mulheres competentes e exemplos como gestoras”, iniciou a prefeita Adriane.
O congresso é organizado pelo Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, e correalizado pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu).
Adriane lembrou que a discussão é histórica e que neste momento as mulheres desbravam e desmistificam o setor público, político, judiciário e privado com muito trabalho. Ela destaca ainda que o Mato Grosso do Sul tem figuras icônicas na política nacional, como a senadora Tereza Cristina (PP), que foi ministra da Agricultura e alavancou o setor por 4 anos. “Esse momento é importante para o MS, que tem sido um celeiro de mulheres fortes no Brasil e na política. Temos a senadora Tereza Cristina que já foi ministra e administrou de forma excelente sua pasta. Temos ministras, temos mulheres no Judiciário e em vários segmentos”.
Com respeito aos homens e posicionando mulheres competentes, a prefeita Adriane pontua sobre a paridade.
“Desde que assumi a gestão, estamos nos posicionando com muito respeito aos homens, e eu digo que não podemos ir para o campo da disputa. Temos que conquistar nosso espaço com competência, posicionamento, respeito a todos os homens que fazem parte dessa construção também. Estamos em busca de respeito, que através dele conseguimos avançar e alcançar objetivos”.
Para a prefeita, o Congresso é uma ação de resolutividade e demonstra que as mulheres estão nos espaços de poder. Ela chamou as participantes para reflexão para, quando não encontrarem um caminho, iniciarem a construção dele.
“Esse Congresso é importante, e deixo com a frase que li em um livro de Philip Sidney: quando eu não encontro um caminho, eu construo um novo. Essa é uma frase que vale reflexão”, finalizou a prefeita Adriane.
O COMPAR acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, com painéis e palestras no período matutino e vespertino, contando com a presença de especialistas renomados que compartilharão sua visão sobre os mais variados temas associados à equidade e paridade.
Os participantes terão a oportunidade de escolher entre duas modalidades de participação: o evento acadêmico, que inclui apresentações de trabalhos, e o evento cultural, composto por palestras e painéis.
Sobre o Fórum
O Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres foi instituído com o objetivo de promover a igualdade, oportunidade e liderança para as mulheres, garantindo a participação plena e efetiva das mesmas, através de políticas públicas sólidas e legislação aplicável para o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis, por meio da promoção e apoio à sua formação política, atuando na construção de ferramentas que possibilitem a criação de indicadores sobre a realidade da participação da mulher nos espaços de poder e decisão.
O Fórum surgiu em consonância com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que definiu 169 metas globais, incluindo a igualdade de gênero (Objetivo 5 – ODS). A ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.