26.8 C
Campo Grande
segunda-feira, julho 1, 2024
InícioPrefeitura"Quando eu não encontro um caminho, construo um novo”, diz prefeita no...

“Quando eu não encontro um caminho, construo um novo”, diz prefeita no 2º Congresso Nacional pela Paridade

Com o tema “Igualdade, Paridade e Democracia”, o 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (COMPAR), encerrado ontem (28), colocou em foco as mulheres sul-mato-grossenses. A prefeita Adriane (PP) destacou durante sua participação na abertura, que a iniciativa amplia os diálogos e fomenta a paridade e igualdade de gênero na sociedade através da construção.

“Quero parabenizar todas as integrantes dessa comissão. São mulheres fortes, corajosas e destemidas que fortalecem a posição de todas nós. Para nós, é uma manhã histórica. A gestão de Campo Grande é exemplo de paridade e hoje temos secretárias em postos nunca antes ocupados. São mulheres competentes e exemplos como gestoras”, iniciou a prefeita Adriane.

O congresso é organizado pelo Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, e correalizado pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu).

Adriane lembrou que a discussão é histórica e que neste momento as mulheres desbravam e desmistificam o setor público, político, judiciário e privado com muito trabalho. Ela destaca ainda que o Mato Grosso do Sul tem figuras icônicas na política nacional, como a senadora Tereza Cristina (PP), que foi ministra da Agricultura e alavancou o setor por 4 anos. “Esse momento é importante para o MS, que tem sido um celeiro de mulheres fortes no Brasil e na política. Temos a senadora Tereza Cristina que já foi ministra e administrou de forma excelente sua pasta. Temos ministras, temos mulheres no Judiciário e em vários segmentos”.

Com respeito aos homens e posicionando mulheres competentes, a prefeita Adriane pontua sobre a paridade.

“Desde que assumi a gestão, estamos nos posicionando com muito respeito aos homens, e eu digo que não podemos ir para o campo da disputa. Temos que conquistar nosso espaço com competência, posicionamento, respeito a todos os homens que fazem parte dessa construção também. Estamos em busca de respeito, que através dele conseguimos avançar e alcançar objetivos”.

Para a prefeita, o Congresso é uma ação de resolutividade e demonstra que as mulheres estão nos espaços de poder. Ela chamou as participantes para reflexão para, quando não encontrarem um caminho, iniciarem a construção dele.

“Esse Congresso é importante, e deixo com a frase que li em um livro de Philip Sidney: quando eu não encontro um caminho, eu construo um novo. Essa é uma frase que vale reflexão”, finalizou a prefeita Adriane.

O COMPAR acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, com painéis e palestras no período matutino e vespertino, contando com a presença de especialistas renomados que compartilharão sua visão sobre os mais variados temas associados à equidade e paridade.

Os participantes terão a oportunidade de escolher entre duas modalidades de participação: o evento acadêmico, que inclui apresentações de trabalhos, e o evento cultural, composto por palestras e painéis.

Sobre o Fórum

O Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres foi instituído com o objetivo de promover a igualdade, oportunidade e liderança para as mulheres, garantindo a participação plena e efetiva das mesmas, através de políticas públicas sólidas e legislação aplicável para o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis, por meio da promoção e apoio à sua formação política, atuando na construção de ferramentas que possibilitem a criação de indicadores sobre a realidade da participação da mulher nos espaços de poder e decisão.

O Fórum surgiu em consonância com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que definiu 169 metas globais, incluindo a igualdade de gênero (Objetivo 5 – ODS). A ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular