23.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaPSDB marca data de filiação de mais dois prefeitos e tem mais...

PSDB marca data de filiação de mais dois prefeitos e tem mais três “engatilhados”

Após as filiações dos prefeitos de Miranda, Fábio Florença, de Tacuru, Rogério Torquetti, e de Iguatemi, Lídio Ledesma, em uma maratona que começou no dia 18 e terminou no dia 20, o presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, já teria marcado as datas para o ingresso de mais dois gestores municipais no ninho tucano e “engatilhado” mais três no decorrer dos próximos meses.

Segundo apurou o Correio do Estado, assinarão as fichas de filiação ao PSDB de Mato Grosso do Sul, nos dias 23 e 24 de junho, os prefeitos de Santa Rita do Pardo, Lucio Roberto Calixto (Podemos), e de Ivinhema, Juliano Ferro (União Brasil), respectivamente.

Ainda na primeira data, em Santa Rita do Pardo, o ex-prefeito de Selvíria Jaime Soares Ferreira (PSD) também se juntará aos tucanos.

Além disso, conforme a reportagem conseguiu levantar, os próximos três prefeitos que vão engrossar as fileiras do partido são os de Paranaíba, Maycol Queiroz (PDT), Juti, Gilson Marcos da Cruz (PSD), e Bonito, Josmail Rodrigues (PSB).

Com isso, o total de gestores municipais filiados ao PSDB chegará a 45, representando mais de 50% dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

A TOQUE DE CAIXA
No dia 16, o ex-governador Reinaldo Azambuja já tinha adiantado, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, que o PSDB ganharia um reforço dos chefes do Executivo de Miranda, Fábio Florença, de Tacuru, Rogério Torquetti, e de Iguatemi, Lídio Ledesma.

Ainda, o presidente estadual do PSDB tinha dito que, em junho, mais quatro prefeitos engrossariam as fileiras do partido, porém, como a reportagem confirmou, o número acabou sendo maior, passando de quatro para cinco gestores municipais.

Além disso, o ninho tucano poderá ganhar novos prefeitos filiados até o fim deste ano. Entretanto, conforme a apuração do Correio do Estado, esses novos gestores públicos ainda estariam em tratativas para trocar ou não de legenda, sendo prudente que fiquem de fora do cálculo.

Proporcionalmente, o PSDB do Estado já é o maior do Brasil, com Eduardo Riedel como governador, três deputados federais, seis deputados estaduais, 40 prefeitos (sem contar os cinco que já estão com as malas prontas), 15 vice-prefeitos e 243 vereadores.

Ao Correio do Estado, Reinaldo Azambuja declarou que o partido não quer ser uma sigla isolada e, por isso, vai procurar dialogar com todas as legendas aliadas, citando o PP, o PSB, o Republicanos e o MDB, a fim de buscar uma ampla aliança onde for possível.

“Na política, temos de conversar com todo mundo e respeitar as questões locais. Onde der para compor, vamos fazer isso”, garantiu o presidente estadual do PSDB na última conversa com a reportagem.
O aumento do número de prefeitos filiados ao ninho tucano pode ajudar a campanha eleitoral do partido nas eleições municipais do próximo ano.

Outro fator importante é contribuir para que a legenda mantenha a hegemonia como a sigla estadual com o maior número de prefeitos filiados a ela em Mato Grosso do Sul, bem à frente do segundo colocado, que, por enquanto, ainda é o PP, aliado do partido tucano desde o pleito do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular