Cerca de 40 pessoas participaram, nessa segunda-feira (16), do último curso do Projeto Prevenir para Salvar, realizado na Igreja Aliançados – Campus Bandeirantes. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), em parceria com a CCR MSVia, e tem como objetivo disseminar conhecimentos básicos de primeiros socorros para a população.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-17-at-10.20.18-1024x576.jpeg)
O projeto é realizado em parceria com acadêmicos de medicina, enfermagem e fisioterapia, que compartilham o conhecimento técnico adquirido com escolas, igrejas, empresas e outras instituições públicas e privadas.
Capacitação para salvar vidas
Coordenado por Ionise Piazzi Medina, o projeto nasceu da necessidade de preparar a comunidade para agir em situações de risco iminente, como engasgos, quedas, queimaduras e outras emergências domésticas e sociais. “Nosso objetivo é capacitar o maior número de pessoas, desde profissionais da saúde até cidadãos comuns, para que estejam preparados para agir em situações de emergência. Essa preparação pode ser a diferença entre a vida e a morte e fortalece o senso de responsabilidade social”, destaca Ionise.
Resultados e impacto do projeto
Desde que foi criado, em 2019, o Prevenir para Salvar já capacitou mais de 2.500 pessoas por meio da Coordenadoria-Geral de Educação Permanente da SESAU. O projeto busca empoderar a população com práticas simples e eficazes para agir em momentos críticos, antes da chegada do socorro profissional.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-17-at-10.20.13-1024x576.jpeg)
As atividades do projeto serão retomadas em 2025. Instituições interessadas em agendar cursos de capacitação podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].