23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPolíticaAssembleia LegislativaProjeto de Hashioka que informa cancelamento virtual de produtos ou serviços é...

Projeto de Hashioka que informa cancelamento virtual de produtos ou serviços é aprovado

Foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei 206/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 11. O PL dispõe que empresas informem a possibilidade do cancelamento de produtos ou serviços por meio virtual no Estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme a proposta, as empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos de energia, de telefonia e de internet ficam obrigadas a informar ao consumidor sobre a possibilidade de cancelamento unilateral e imediato dos produtos ou dos serviços pela internet e/ou pelos aplicativos virtuais, nos termos da regulamentação específica expedida pelo órgão competente.

O projeto não exclui a possibilidade de cancelamento presencial, mediante ligação telefônica ou outros meios já disponibilizados pelas empresas. Caso haja descumprimento da lei, o infrator ficará sujeito à aplicação de sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, e a multa poderá ser revertida ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que a proposta protege o consumidor contra práticas abusivas que dificultam o encerramento de serviços, como transferência de ligação, questionamentos excessivos e ofertas insistentes. “O cancelamento virtual facilitaria o processo e o cliente não precisaria passar por esse aborrecimento”, disse o autor.

“A garantia de um cancelamento imediato e fácil assegura e preserva os direitos do consumidor, que não precisará passar por provas de resistência para interromper um serviço ou produto que não é mais útil. Acredito que fortalecer o consumidor é também fortalecer a justiça nas relações de consumo”, destacou Hashioka.

Agora, a proposta, que recebeu 16 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para análise das comissões de mérito antes de retornar ao plenário para segunda discussão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular