25.5 C
Campo Grande
terça-feira, maio 13, 2025
InícioPolíticaAssembleia LegislativaProfessor Rinaldo quer programa de vídeo treinamento para familiares de autistas

Professor Rinaldo quer programa de vídeo treinamento para familiares de autistas

Familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão receber informações e apoio por meio de vídeos. A ação é prevista no Projeto de Lei 92/2025, apresentado nesta desta terça-feira (15) pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

A proposta institui o Programa de Vídeo Treinamento para os familiares de Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de oferecer capacitação, orientação e apoio aos responsáveis legais da pessoa diagnosticada com TEA. Entre os conteúdos e temas abordados nas produções audiovisuais, estão estratégias de comunicação e interação com a pessoa autista; manejo de crises e comportamentos desafiadores; e direitos da pessoa com TEA e da família.

De acordo com o projeto de lei, os vídeos deverão ser elaborados por profissionais especializados, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. E as informações deverão ser atualizadas e baseadas em evidências científicas.

“O treinamento em formato de vídeo proporciona maior alcance e praticidade para os familiares e demais responsáveis, possibilitando o acesso às informações essenciais para a melhoria da qualidade de vida de seus parentes diagnosticados com TEA”, afirma o deputado Rinaldo na justificativa da proposta. “A medida também contribui para a inclusão e redução de barreiras enfrentadas pelas famílias e responsáveis na lida e manuseio diário do TEA”, acrescenta o parlamentar.

Depois do período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável quanto à constitucionalidade, o projeto continuará tramitando com votações dos deputados nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

O projeto se encontra, na íntegra, nas página 4 e 5 da edição desta terça-feira do Diário Oficial do Parlamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular