Levantamento divulgado pelo Procon revela que, apenas no mês de maio, foram registradas 2.217 reclamações de consumidores, a maioria contestando cobranças e contratos feitos com cartões de crédito, de débito e de lojas de Campo Grande.
Depois aparecem na sequência as reclamações contra crédito consignado, energia elétrica e internet fixa ou banda larga. Mais atrás no ranking de reclamações junto ao Procon estão empresas de telefonia fixa, móvel pós-paga e reclamações sobre aparelho celular.
Em 2023, de janeiro a maio, foram as mulheres que mais buscaram a orientação e defesa de seus direitos enquanto consumidoras junto ao Procon/MS. Elas representam 4.306 dos 9530 atendimentos registrados, ou 45,18% do total, desde o início do ano.
Quanto a idade do consumidor que tira dúvidas, encaminha denúncias e registra reclamações, a faixa etária mais representativa está entre 59 e 68 anos (18,5%). Pessoas físicas equivalem a 90,32% (8.608) das demandas, enquanto empresas somam 3,03% (289).
É possível sanar dúvidas e realizar denúncias sobre as relações de consumo pelo telefone 151 ou por meio de formulário online disponível no site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros são analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.
O atendimento presencial pode ser acessado pelo cidadão em Campo Grande nas unidades do Fácil Aero Rancho e Shopping Bosque do Ipês, no CIJUS (Centro Integrado de Justiça) e na sede do Procon/MS, das 7h às 19h, localizado na Rua 13 de Junho, nº 930.