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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Procon Estadual registra aumento de denúncias sobre consignados irregulares

As ações abusivas de  instituições financeiras em relação a empréstimos consignados têm sido elevadas  durante  o período de pandemia prejudicando, principalmente, cidadãos aposentados o que tem gerado  denúncia dos consumidores  junto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da  Secretaria de Estado de  Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast.

Nesse sentido foram atendidas 169 pessoas no ano passado ( 2 020) enquanto só nos primeiros cinco meses deste ano já ocorreram 78 registros além de pedidos de orientação de como proceder. Foram  22 os bancos reclamados no ano passado e, este ano, já somam 20 em relação aos quais o Procon Estadual encaminhou procedimentos no sentido de solucionar as  demandas dos consumidores.

No ano passado as instituições mais reclamadas foram o C6 Consignados S.A com  31 ocorrências seguido do BMG com 21,  Panamericano 19, Itaú com 15 e Bradesco e Banco do Brasil com 24 cada. Em relação a este ano, as  instituições que mais cometem irregularidades se repetem, com alguma alternância. O campeão de  reclamações continua sendo o C6 Consignados  (14), Itaú (11), BMG e Bradesco (7),  Banco do Brasil e Panamericano (5) cada.

Na opinião do superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, os consumidores devem se manter alerta e continuar formalizando suas denúncias. “O atendimento presencial está suspenso temporariamente. Entretanto continuamos os nossos trabalhos de forma remota”, afirma.  Para contatos podem se utilizados o “fale conosco” di site www.procon.ms.gov.br, o telefone 151 além  do whatsapp (67) 9 9158 0888.

Waldemar  Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS

Foto: Procon/MS

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