Consumidores que se sentiram prejudicados com o que consideram descaso no atendimento em clínica médica localizada na avenida Afonso Pena 5 723, em Campo Grande, formalizaram denúncia com solicitação de fiscalização urgente à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast que deslocou equipe e constatou os fatos relatados.
A denúncia dava conta de haver muita demora para atendimento, o que foi confirmado. Entretanto, as irregularidades não pararam por ai. Logo ao chegar ao local foi constatado o descumprimento dos protocolos necessários para evitar a disseminação do coronavirus, responsável pela Covid 19. Entre estas a inexistência de janela ou outro meio de ventilação na sala de recepção, o desrespeito ao distanciamento mínimo bem como à lotação do local que deveria ser de 1 pessoa para cada 10 metros quadrados.
Questionada, a recepcionista explicou que o agendamento no local é para atendimento posterior às 15 horas, por ordem de chegada e que algumas pessoas se adiantam ao horário previsto e que há espaçamento de pelo menos 20 minutos entre os pacientes, com isso, termina por lotar a recepção.
Diante dos fatos a pessoa responsável pela clínica, que se colocou à disposição da fiscalização, foi orientada a obedecer às orientações sanitárias e alterar a sistemática de agendamento em vigor no local. Visando minimizar o impacto da presença bem como poupar a equipe de fiscalização do risco de contágio, o Auto de Infração foi lavrado na sede do Procon Estadual e, posteriormente, encaminhado contando com a modalidade de AR, pelos correios.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS