A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou, nesta manhã (21), que o trecho da BR-267, no município de Jardim, continua interditado devido aos danos severos causados por alagamentos provocados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias.
O trecho, situado entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena, está fechado pela PRF desde a última sexta-feira (18), após o transbordamento do Rio Perdido durante a noite.
As fortes chuvas que atingiram a região rural provocaram a subida rápida do nível dos rios e resultaram em uma intensa erosão do solo sob a pista.
No sábado (19), análises técnicas feitas por engenheiros do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) detectaram solapamento em camadas inferiores ao asfalto, que é um processo de erosão ou remoção de material do solo, geralmente causado por infiltração de água ou movimentação do terreno, comprometendo gravemente a estrutura do pavimento.
Diante disso, a PRF confirmou que a interdição é total e ainda sem previsão de liberação. Equipes de sinalização do DNIT estão no local alertando os motoristas sobre o bloqueio e indicando rotas alternativas para quem precisa seguir viagem na região.
Quem sai ou vai para Porto Murtinho deve fazer o desvio passando por Caracol e Bela Vista. Para acessar Porto Murtinho, Alto Caracol e fazendas após o quilômetro 533, o trajeto indicado é pela BR-060 até Bela Vista e, em seguida, MS-384, que encontra novamente a BR-267 no km 612.
Quem precisa chegar a propriedades até o quilômetro 533, ainda pode trafegar pela BR-267 normalmente até o ponto da interdição.
Na zona urbana de Jardim, a chuva de 200 milímetros em apenas duas horas, na sexta-feira, também causou alagamentos e desabrigados, obrigando moradores a deixarem suas casas e procurarem abrigo oferecido pela prefeitura.
A PRF e o DNIT seguem monitorando a situação e devem atualizar os motoristas assim que houver previsão para reabertura da rodovia.