Nesta segunda-feira, dia 3 de junho, em seu primeiro Gabinete de Integração no Centro Integrado de Justiça (Cijus), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, lançou o aplicativo de smartphone “TJMS Mobile”. A agenda contou com o lançamento do Núcleo de Justiça 4.0, que funcionará nas dependências do Cijus, além da entrega de equipamentos de informática e de medalhas a servidores.
O presidente Sérgio Fernandes Martins falou sobre as ações práticas que os Gabinetes de Integração levam para as unidades judiciárias, sobretudo o contato próximo da administração do TJ com seus magistrados e servidores, e trazendo sempre melhorias para uma prestação judicial mais eficiente.
O App “TJMS Mobile” reúne o portal de serviços do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, disponível para Android e IOS. O aplicativo traz em destaque links para serviços mais utilizados como consultas de processos, pedido de certidões e os serviços de atendimento aos jurisdicionados “Controladoria Atende” e “CPE Atende”.
A criação do aplicativo partiu do desejo do presidente Sérgio Fernandes Martins em revolucionar a disponibilização dos serviços e informações do Judiciário sul-mato-grossense. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Sistemas Administrativos, da Secretaria de Tecnologia da Informação, sob a direção do servidor Diego Ramos de Bairros.
O presidente do TJ assinou a Portaria que implanta o Núcleo de Justiça 4.0, com abrangência em processos de todas as comarcas do Estado, o qual será composto por três magistrados e funcionará como um mutirão. A nova unidade do Judiciário estadual integra o Programa Justiça 4.0, formalizado pela Resolução nº 385, do Conselho Nacional de Justiça.
Durante o evento, houve o descerramento da foto da juíza diretora do Foro dos Juizados Especiais, Elisabeth Rosa Baisch, na Galeria de Diretores do Cijus. A magistrada falou sobre a multiplicidade de serviços que funcionam no Cijus e que hoje recebem o aporte de investimentos do Tribunal.
O presidente do TJMS formalizou a entrega de novos monitores e computadores. Até o momento foram entregues 390 unidades e mais 200 computadores serão repassados nos próximos dias, entre desktops, monitores 4K e Full HD, totalizando até o final de julho 590 novas máquinas para o prédio do Cijus.
A cerimônia contou ainda com a entrega da medalha de “Bons Serviços Judiciários” para servidores lotados no Cijus.
Estiveram presentes no ato a presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Mariel Cavalin dos Santos, o juiz diretor da Central de Processamento Eletrônico (CPE), Olivar Augusto Coneglian, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Renato Liberali, o procurador-geral de justiça, Romão Avila Junior, o secretário-geral da OAB-MS, Luiz Renê do Amaral, o chefe de gabinete da Defensoria Pública de MS, José Gonçalves Farias, demais magistrados do Cijus e servidores.