O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Dorival Renato Pavan, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, em seu gabinete, com o prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, acompanhado da vice-presidente da OAB/MS, Marta do Carmo Taques, da presidente da seccional local da OAB, Ana Maura Flores, além dos advogados Fernanda Barruesco, Fauze Walid Sellen e Moisés Gallo. O juiz Thiago Nagasawa Tanaka, auxiliar da Presidência, acompanhou a reunião.
Na pauta do encontro, a necessidade de dotar o Judiciário local de maior infraestrutura administrativa para a tramitação dos mais de 11 mil processos nas duas varas cíveis e aproximadamente 4 mil nas duas varas criminais da comarca, além dos cerca de 2.500 processos dos juizados especiais.
Ciente do alto número de processos em andamento na comarca, o presidente do TJMS assegurou que a demanda reivindicada consta da pauta da direção do Tribunal, não só da comarca de Naviraí, mas também de outras comarcas que há anos enfrentam problemas idênticos, comprometendo a eficiência dos serviços prestados pelo Poder Judiciário e com graves reflexos na população local.
Para o resgate da credibilidade da população que depende do funcionamento pleno do Judiciário de MS, o Des. Dorival Renato Pavan ressaltou que medidas administrativas serão adotadas para resolução não apenas dos problemas existentes em Naviraí, mas também de outros juízos ou comarcas que se encontram na mesma ou em pior situação.