24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEventosPrefeitura vai propor uma PPP para garantir a reforma e manutenção dos...

Prefeitura vai propor uma PPP para garantir a reforma e manutenção dos terminais de ônibus

A melhoria dos terminais de embarque e desembarque dos passageiros do transporte coletivo urbano de Campo Grande administrados pela Prefeitura Municipal está mais próximo do que a população possa imaginar. O Diário MS News obteve a confirmação da assessoria de imprensa do Executivo municipal que ainda neste semestre a prefeita Adriane Lopes (Patriota) vai autorizar a publicação de uma proposta de PPP (Parceria Público Privada) para a terceirização desses espaços.

Segundo as informações repassadas pela Prefeitura da Capital, as empresas privadas poderão manifestar interesse para explorar as áreas dos terminais e a comunicação nos pontos de ônibus, oferecendo como contrapartida a melhoria e a manutenção desses espaços, tornando-os mais atrativos para os usuários e oferecendo mais segurança e conforto com uma infraestrutura necessária e adequada ao funcionamento dos mesmos.

Atualmente, esses terminais apresentam vários problemas, que vão desde bebedouros quebrados a banheiros completamente sem condições de uso. Em 2020, a Prefeitura Municipal chegou a anunciar reformas em nove terminais no valor de R$ 5,5 milhões, porém, o projeto não avançou.

Além disso, Campo Grande tinha a previsão de ter mais quatro novos terminais com recursos garantidos desde o PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana, aprovado para a Capital, porém, esse projeto também está travado.

Os quatro terminais – Cafezais, Tiradentes, Parati e São Francisco – estavam no PPA (Plano Plurianual) 2014/2017 de Campo Grande, com previsão de entrega em 2015. Do mesmo modo, o projeto entrou novamente no PPA com previsão de entrega até 2021, mas não foi licitado.

Com a reforma dos terminais de transporte coletivo urbano, a Prefeitura queria garantir um maior conforto e segurança aos usuários. Para tanto, seria feita a readequação das instalações elétricas, incluindo pontos de tomada para recarga de celulares, manutenção das instalações hidrossanitárias, revestimento de pisos, paredes e tetos, piso tátil direcional e alerta em todo terminal.

Também seriam instalados mapa tátil para direcionamento das pessoas com deficiência visual, rampas de acessibilidade, instalação de bebedouros acessíveis, substituição de caixa d’água (Terminal Bandeirantes e General Osório) e a pintura em toda a estrutura dos terminais (laje/alvenaria/estrutura metálica/grades internas e externas/caixa d’água).

Outra iniciativa seria o pavimento rígido, incluindo tratamento de trincas e rachaduras, construção de bicicletário, construção do posto da Guarda Municipal, substituição dos bancos existentes, manutenção da cobertura e fechamento dos terminais com estrutura fixa e móvel. Agora, com a possibilidade dessa PPP, a Prefeitura de Campo Grande espera tirar tudo isso do papel.

Com informações do site Diário MS News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular