22.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 18, 2025
InícioCulturaPrefeitura proporciona experiência no circo para mais de 50 usuários da Rede...

Prefeitura proporciona experiência no circo para mais de 50 usuários da Rede de Proteção Especial

Com direito a pipoca, refrigerante e muita diversão, um passeio ao circo na noite da última quinta-feira (21) levou alegria e interação às crianças e adolescentes das quatro Unidades de Acolhimento Institucional (UAICAs), afastados do convívio familiar por determinação judicial.

O evento animou crianças e adolescentes de até 17 anos das UAICAs e também contou com a participação das crianças do programa “Família Acolhedora”, que acolhe menores em lares temporários enquanto aguardam decisão judicial sobre reintegração familiar ou adoção. Além disso, participaram residentes das Residências Inclusivas I e II, que oferecem espaços adaptados e estrutura física adequada para pessoas com deficiência.

Cerca de 50 usuários desfrutaram das atrações do circo, localizado na avenida Duque de Caxias. Com sorrisos estampados nos rostos e brilho nos olhos, os participantes aproveitaram cada instante do espetáculo.

Para o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, momentos como este são extremamente relevantes para fortalecer vínculos e promover autonomia aos usuários em situação de vulnerabilidade, sejam crianças e adolescentes ou residentes. “É uma ação de grande importância porque são pessoas que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados. O passeio ao circo traz a expectativa de que todos nós devemos resgatar a alegria e a inocência da infância”, destacou o secretário.

A Secretaria de Assistência Social (SAS) realiza, ao longo do ano, diversas atividades que reforçam a interação social e a autoestima dos usuários. Por meio da Rede de Proteção Social Especial, essas ações são desenvolvidas com um olhar humanizado, promovendo qualidade de vida e bem-estar aos acolhidos.

A gerente da Proteção Social Especial, Ivoni Nabhan Pelegrinelli, reforçou que passeios como este, além de fortalecerem os vínculos afetivos, permitem que os acolhidos vivenciem a liberdade de se sentirem incluídos na sociedade. “Entendemos a importância de crianças e residentes participarem desses eventos. Eles precisam se sentir inseridos, valorizados e pertencentes à comunidade. Precisam perceber o carinho e o cuidado das pessoas. Para nós, é um privilégio proporcionar um dia diferente, que é sempre prazeroso não apenas para eles, mas também para nós”, afirmou.

Em um espaço reservado especialmente para eles, os usuários aproveitaram cada atração e demonstraram felicidade com gargalhadas e olhares atentos. As apresentações favoritas foram os malabaristas no trapézio e, unanimemente, o globo da morte, onde cinco motoqueiros realizaram manobras radicais.

A coordenadora da UAICA III, Lucilene Corrêa, que coordena 11 menores com idades entre 11 e 17 anos, relatou a alegria das meninas em participar do passeio ao circo. “Foi um momento de muita diversão. Elas estão radiantes e encantadas com o passeio. Inclusive, duas acolhidas nunca tinham assistido a um espetáculo de circo e ficaram emocionadas. Só temos a agradecer por essa oportunidade”, concluiu a coordenadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular