A Prefeitura de Campo Grande formalizou, nesta quarta-feira (23), uma parceria entre o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que proporcionará consultoria gratuita às 36 incubadas da Cooperativa Império da Costura.
Esta e a primeira vez que a Prefeitura faz uma parceria desta forma com o Senai; que vai entrar com todo conhecimento na área da costura, concepção de negócios, controle de qualidade, capacitação das cooperadas para ajudar o negócio a se sustentar em termos de viabilidade econômica.
Madrinha do projeto da Cooperativa de Costura, Tatiana Trad destaca que todas que participam do projeto sairão em condições de competir com igualdade no mercado de trabalho.
“O empreendedorismo social muda a realidade das pessoas. Vocês chegaram ao projeto com uma necessidade, em um período de pandemia e sairão daqui fazendo parte de uma cooperativa. Eu desejo que haja harmonia entre vocês e união para que possam ser porta voz de algo inovador e que esse projeto se espalhe e encoraje outras pessoas a buscarem essa transformação de vida”, disse a primeira-dama de Campo Grande e presidente do comitê gestor do FAC.
A Cooperativa surgiu com a criação do Centro Emergencial de Produção de EPI, que estava previsto para durar os meses de maio a julho de 2020 e se estendeu até o início de 2021. Neste período foram confeccionadas cerca de 700 mil máscaras durante aproximadamente 10 meses, para combater o coronavírus.
Passado esse período, as costureiras que eram contratadas pelo Proinc e recebiam 1 salário mínimo, mais uma cesta básica para trabalharem, viram no cooperar, uma forma de empreender e assim trabalhar de forma coletiva, democrática, inclusiva, com divisão de trabalho e ganhos que só dependem delas.
Emocionada, a presidente da cooperativa Alva Estela Reys Soares falou em nome das demais cooperadas. “Quero agradecer a Deus porque ele nos deu essa oportunidade de ter esse trabalho de cooperativa. Lá atrás, quando demos início fazendo as máscaras na pandemia, nem imaginávamos que estaríamos aqui hoje, recebendo esse presente. Esse momento é realização de um sonho de cada uma de nós, que sempre sonhou em ter uma empresa, algo que fosse nosso, para que pudéssemos ter uma vida financeira melhorada. É muito sincera a nossa gratidão, primeiramente a Deus, que certamente foi quem colocou no coração da nossa primeira-dama esse sonho do projeto que ela tornou realidade e hoje está nos dando de presente. Só temos que agradecer a ela e toda equipe da prefeitura pelo empenho para que pudéssemos hoje ser a Cooperativa Império da Costura”,
As medidas vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis) da Agenda 2030 da ONU.
Em nome do Senai MS, o gerente de Negócios e Gestão da Unidade Campo Grande, Thales Saad ressaltou a missão da entidade parceira, em transformar a vida das pessoas por meio de projetos sociais como este em conjunto com a Prefeitura. “O Senais está nessa parceria pronto para levar equipamentos, técnicas e aprendizado. Nossos projetos, consultorias e demais ações que participamos dá certo quando as pessoas compram a ideia, mas neste caso, a ideia já chegou pronta, então, já deu certo”.