30.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCulturaPrefeitura de Campo Grande intensifica ações para início do Carnaval 2025

Prefeitura de Campo Grande intensifica ações para início do Carnaval 2025

A programação oficial do Carnaval de Campo Grande 2025 tem início nesta sexta-feira (28), com uma estrutura reforçada para garantir segurança, assistência em saúde e apoio social aos foliões. A festa, que já movimenta a cidade com prévias e blocos de rua, se estenderá até o dia 9 de março e deve atrair cerca de 100 mil pessoas.

Na manhã desta quinta-feira (27), uma coletiva de imprensa realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS) reuniu representantes do poder público municipal e estadual, além de entidades carnavalescas, para apresentar o plano de ações voltado à organização do evento. Participaram da reunião os secretários municipais de Governo e Relações Institucionais, Youssif Domingos, de Saúde, Rosana Leite, a secretária-adjunta de Cultura, Jacqueline Vital, e o subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, Alexandre Pedroso.

A secretária-adjunta de Cultura, Jacqueline Vital, destacou a importância da parceria entre os órgãos públicos e a comunidade para a realização do evento.

“Este será um dos maiores da Capital e tudo isso, graças ao empenho de todos. A gestão municipal não mediu esforços para que os serviços públicos estivessem presentes no Carnaval oferecendo estrutura física, cuidando da segurança, colocando à disposição profissionais da saúde, agentes de trânsito, assistentes sociais, tudo para que as pessoas possam aproveitar a festa de forma leve, de modo que a alegria permaneça ao final do espetáculo”, afirmou.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Mato Grosso do Sul, João Henrique dos Santos, classificou o momento com uma oportunidade para trabalhar a consciência das pessoas na preservação dos patrimônios históricos e o respeito aos moradores das regiões ocupadas durante as festividades.

“No Brasil inteiro, os maiores carnavais estão ocorrendo em áreas históricas que são tombadas. A ideia é trabalhar em parceria com o município e com o estado, para evitar qualquer tipo de depredação ao patrimônio cultural tombado. O carnaval em áreas com patrimônios culturais tombados é mais que adequado, é necessário. Precisamos que as pessoas ocupem regiões, como a Esplanada Ferroviária não só durante o carnaval, mas também ao longo do ano. Essa também é uma forma da gente trabalhar a educação patrimonial e também as pessoas que moram naquele lugar”, disse ele.

O presidente do Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC), Vitor Samudio, reforçou o impacto cultural e econômico do evento.

“Queremos agradecer à prefeitura, que não tem medido esforços para realizar esta festa. Essa é a primeira vez que a gente consegue reunir secretários de Saúde, de Governo, Iphan e Governo do Estado, isso é muito importante. Nós fazemos hoje o maior evento cultural de todo o calendário anual do Estado, potencializando a nossa manifestação cultural popular e a nossa economia”, disse.

Segurança

Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuará em conjunto com a Polícia Militar (PMMS), dando continuidade à operação iniciada no dia 15 de fevereiro, durante os primeiros desfiles de blocos.

A GCM contará com um efetivo de 397 agentes, além de 40 viaturas de quatro rodas e 70 motocicletas. As rondas serão intensificadas e haverá suporte no fechamento de vias nos principais pontos da festa, como a Esplanada Ferroviária e a Praça do Papa, onde ocorrerão os desfiles das escolas de samba.

“Todo esse trabalho vem para somar ao trabalho realizado pela Polícia Militar, a fim de trazer segurança às pessoas durante as atividades”, destacou o subcomandante da GCM, Alexandre Pedroso.




Trânsito consciente

A edição 2025 do Carnaval de Campo Grande contará novamente com o Camarote da Rodada, uma iniciativa do Detran MS voltada para a conscientização sobre a segurança no trânsito. O espaço será exclusivo para foliões que não consumirão bebidas alcoólicas e que serão responsáveis por levar os amigos para casa com segurança.

O camarote terá vista privilegiada, atrações culturais, além de comidas e bebidas não alcoólicas. O objetivo é incentivar que os foliões evitem dirigir sob efeito de álcool.

Para facilitar o transporte, serão criados pontos específicos para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos, reduzindo a circulação de veículos e promovendo um trânsito mais seguro.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) lançou a campanha “Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!” e descentralizou o atendimento para oferecer suporte durante o evento. Dois postos médicos foram montados: um na Esplanada Ferroviária e outro na Praça do Papa.

Na Esplanada Ferroviária, a equipe contará com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social. O local terá 11 leitos, incluindo macas e poltronas para hidratação. O atendimento será das 14h às 00h nos dias 28, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março.

Na Praça do Papa, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba, o suporte médico estará disponível nos dias 3 e 4 de março, das 19h às 00h, com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

“O objetivo desta ação é que as pessoas sintam-se seguras também com relação à saúde. A Secretaria de Saúde do município se preparou e estará presente para atender a quem precisar”, afirmou a secretária Rosana Leite.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) inicia nesta sexta-feira (28) uma ação especial de combate à exploração sexual e violação dos direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval.

Sete equipes formadas por mais de 20 profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e técnicos dos CREAS Sul e Norte atuarão na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa. As abordagens serão realizadas das 15h às 19h na Esplanada e, nos dias de desfile, até as 23h.

Durante a ação, serão distribuídos nove mil panfletos e folders com informações sobre canais de denúncia e orientações sobre crimes como trabalho infantil e exploração sexual. A campanha segue as diretrizes do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Rede ECPAT Brasil e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Além do disque 100, as denúncias podem ser feitas diretamente aos Conselhos Tutelares ou pelos telefones do SEAS: (67) 99660-6359 e (67) 99660-1469. As equipes estarão identificadas com camisetas brancas estampadas com um cata-vento, símbolo da campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular