A Prefeitura de Campo Grande publicou, nesta quinta-feira (31), o edital de licitação para contratar as obras de revitalização da antiga estação rodoviária, o Terminal Heitor Eduardo Laburu. Construído na década de 70, ao longo dos anos passou por um processo de degradação que provocou o fechamento do centro comercial existente.
As propostas das empresas participantes do certame serão abertas no próximo dia 3 de maio. O projeto prevê intervenção nas áreas públicas nos dois pisos do prédio, que somam 8.625,29 m².
Também contempla soluções viárias para garantir maior segurança no trânsito e vagas de estacionamento, facilitando o acesso a quem foi um das mais movimentadas galerias comerciais da cidade, um embrião do que são hoje os shoppings.
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Como parte do Reviva Mais Campo Grande, as ruas no entorno, Dom Aquino, Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco e Vasconcelos Fernandes estão sendo recapeadas e recebendo novas calçadas com piso tátil.
Na área pública localizada na Rua Joaquim Nabuco está prevista a construção de uma edificação em dois pavimentos de 1.070 metros que abrigará a Guarda Civil Metropolitana e Funsat. Neste parte do prédio, funcionava as plataformas de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais e o piso superior, com 1.460 ,09 m², abrigava os guichês para venda de passagens.
O espaço das antigas plataformas externas será adaptado para se tornar um corredor de acesso a galeria e ao edifício público, transformado num grande calçadão com jardins contemplativos.
A proposta arquitetônica prevê a reabertura das duas clarabóias do projeto original e que foram fechadas ao longo dos anos , prejudicando a iluminação e a ventilação do prédio. Na reabertura dos vãos serão feitos acessos ao pavimento superior.
A outra área pública , com 2.326,53 m², que margeia a Rua Vasconcelos Fernandes , antigo ponto de ônibus do transporte coletivo, será transformada em área de estacionamento no horário comercial . O piso será nivelado para se tornar um grande platô, espaço multiuso para eventos .
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Outra solução urbanística prevista para adequar o prédio às normas de acessibilidade, as calçadas no entorno serão alargadas , o estacionando em 45 graus será retirado para inserção de jardins e áreas de estar com rampas. Estão previstas faixas elevadas de pedestres para controlar a velocidade dos veículos , o que vai aumentar a segurança de pedestres e ciclistas .
A antiga rodoviária receberá uma fachada moderna com jardins verticais, que além do componente estético, vai melhorar o isolamento térmico , reduzindo o calor no verso e ajudando a manter a temperatura amena no inverno. A solução também vai reduzir gastos com energia elétrica, já que será necessário menos refrigeração