27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioPrefeituraPrefeita implementa a Central de Segurança Alimentar e Nutricional e entrega revitalização...

Prefeita implementa a Central de Segurança Alimentar e Nutricional e entrega revitalização de CRAS

A Central de Processamento de Alimentos (CPA) passou a se chamar, nesta quarta-feira (06), Central de Segurança Alimentar e Nutricional. A unidade que oferta serviços de inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, tem como referência a Política Nacional de Assistência Social, assegurando cumprimento das normativas do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), tem o objetivo de assegurar o direito à alimentação adequada, diminuindo os índices de pobreza e extrema pobreza, por meio de acesso ao banco de alimentos da Central.

A partir da mudança de nome, a unidade visa ampliar a oferta de segurança alimentar e nutricional para a população em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela rede socioassistencial (Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Organizações da Sociedade Civil – OSCs), por meio de maior quantidade de arrecadação e distribuição de alimentos. A unidade distribui, em média, 20 toneladas mensais de alimentos para famílias em vulnerabilidade.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Francisco Renan, destacou o trabalho da gestão no setor. “Nunca em Campo Grande houve uma política de fortalecimento da segurança alimentar. Conseguimos realizar a maior conferência municipal do setor, com 240 entidades, isso graças a parceria com a Prefeitura, por isso agradeço esse apoio da gestão”, destacou.

A prefeita Adriane Lopes falou sobre a importância de fortalecer a economia local em todos os setores, levando os produtos distribuídos pela Cesan, também às escolas da Rede Municipal. “Estamos empenhados em fazer com que Campo Grande cresça e se desenvolva nesta região do Cinturão Verde. Para isso nós dobramos os recursos mensais para a compra dos produtos da agricultura familiar e quero hoje unir as forças para melhorar e levar esses produtos não apenas para as 65 mil pessoas atendidas pela Rede Municipal de Assistência Social, mas também para que a gente possa implementar na merenda escolar. Nossa missão é promover ações para garantir o desenvolvimento econômico da Capital em toda sua potencialidade, por isso vamos intensificar as ações do Cesan, fazendo com que a economia cresça, empregando mais pessoas”, pontuou.

O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou que a SAS, em parceria com a Sidagro, irá trabalhar para ampliar a compra da produção alimentar e levar novos equipamentos para a Central. “Também é importante destacar o trabalho de controle de qualidade que fazemos. Temos uma equipe especializada que inspeciona os produtos entregues aqui para garantir que as famílias recebam produtos da melhor qualidade”, frisou.

Já o secretário Adelaido Vila, da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), disse que a revitalização do espaço é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar local. “É importante ressaltar a conquista que tivemos desse programa porque nós só conseguimos dobrar o valor de compra para a agricultura familiar devido a articulação da gestão. Das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, apenas Campo Grande e Corumbá têm esse programa. Hoje somos referência porque o interior vem até aqui para entender como é feita essa captação de recursos. Além da captação de recursos a Sidagro também faz um trabalho de orientação no campo a 109 produtores, incluindo o fornecimento de adubo”, afirmou o secretário.

Dados

Somente este ano, a SAS em parceria com a Sidagro, já garantiu a compra de 173,623 toneladas de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

São frutas, verduras e legumes comprados da agricultura familiar que vão direto para a mesa de mais de 21 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar. Os alimentos são entregues por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) nas mais de 40 unidades da Rede e 55 unidades conveniadas, impactando diretamente na vida de 65 mil pessoas. Até o fim do programa, a Prefeitura irá garantir a compra de 228,960 mil toneladas de alimentos.

CRAS renovado

Após a implementação da Central de Segurança Alimentar, a prefeita Adriane Lopes, o secretário José Mário Antunes, superintendentes e servidores da SAS seguiram para o Cras “Carlinda Pereira Contar – Nossa Senhora Aparecida”, localizado ao lado da Cesan, onde a prefeita fez a entrega da revitalização da unidade, que no momento atende, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), 75 usuários entre crianças e idosos, além de 74 famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que desenvolve um trabalho social com famílias, de caráter continuado e que tem a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

A unidade recebeu reparos nas redes elétrica e hidráulica, pintura nas áreas interna e externa, manutenção das quadras de esporte, limpeza e manutenção da área externa, além da substituição das placas de identificação. O objetivo foi proporcionar ambientes planejados e fortalecer o acolhimento aos usuários e servidores, que agora contam com espaços revitalizados, que garantem uma melhor condição de trabalho.

Desde 2022, as unidades da SAS, como os Cras, Creas, Centros de Convivência, Centros de Convivência de Idosos, unidades de acolhimento, Centro POP vem passando por melhorias e reparos permanentes para garantir a acessibilidade do usuário, além da reforma total no prédio onde funciona o Cras Anhanduí, inaugurado em 2021.

O trabalho vem sendo executado pelas equipes da Gerência de Serviços de Manutenção da SAS em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e demais pastas. Após a solenidade, as famílias assistidas pelo Cras receberam os produtos que são entregues mensalmente da agricultura familiar pela Cesan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular