Produtores genuinamente sul-mato-grossenses e chefs internacionais são o grande chamariz do 1º Festival Internacional da Carne, que abriu as portas do Parque Laucídio Coelho, nesta sexta-feira (15), com expectativa de receber mais de 30 mil pessoas em três dias de evento. Dos dias 15 a 17 de setembro, churrasco, gastronomia, tradição e inovação, serão as palavras que definem o maior evento do setor que já aconteceu em Mato Grosso do Sul.
Carne de bovino, claro que não vai faltar, mas também estarão no espaço carne de búfalo, de porco, de avestruz e até peixe.
Daniel Borges, da Búfalo Beef, estará no evento com as linguiças especiais feitas com carne de búfalo. “Desde o começo da nossa empresa eu procurei a Sidagro e fiz todo o processo legal para tirar o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e começar a nossa agroindústria. Hoje, estamos aqui no Festival Internacional da Carne com as nossas linguiças. Eu só tenho a agradecer à Prefeitura, à Sidagro que está servindo para mim quase que como uma incubadora, um laboratório”, disse.
Para ele, que já participou de outras iniciativas junto à Prefeitura de Campo Grande, como o Festival de Hambúrguer, Motocross, Interagro e CLC, os eventos são uma oportunidade para capitalizar clientes e fazer novos negócios. “Para nós é fantástico, os eventos são fundamentais. Eu gosto de estar com os clientes e tenho orgulho de mostrar o que a gente produz e quando isso acontece você tem prazer de estar ali e conversar cara a cara com o seu cliente e isso a gente consegue de uma maneira muito efetiva dentro desses eventos”, explicou.
Rúbia Rodrigues, da Erva Mate Campão, concorda com ele. Para ela os espaços fomentados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), têm dado a oportunidade de os empresários se aproximarem dos clientes da ponta e aprimorar novas estratégias, tanto de produto, quanto de branding e crescimento da empresa.
“Nós da Campão estamos extremamente felizes com essa oportunidade de podermos estar dentro do estande da Sidagro, que não é um espaço de vendas, é um espaço de trocas, de network, que nos ajuda a ganhar visibilidade. Estar nos eventos de Campo Grande, que é a cidade que a gente ama, a cidade que a gente homenageou com a nossa erva mate nos enche de orgulho. Nós trabalhamos muito para ser essa marca que entrega uma erva mate com o máximo rigor de qualidade, para agradar o campo-grandense, o sul-mato-grossense que tem um paladar mais apurado. E estar neste festival internacional e poder ter contato com os países vizinhos, abrir espaços com a Rota Bioceância, já iniciando algumas atividades é muito bom”, afirmou.
A artesã Rosana Reis, da Costurices, que trabalha com costura criativa também está muito feliz em poder participar mais uma vez de um evento tão grandioso. “A Prefeitura junto com a Sidagro sempre dando apoio aos pequenos e médios empreendedores nos grandes eventos, nos dando a oportunidade de mostrar nossos produtos. O Festival Internacional da Carne traz a valorização do que é nosso, a união das famílias, já que as pessoas saem de suas casas para conhecer e participar do evento”, afirmou.
“Nós estamos trabalhando para transformar Campo Grande em um Festival de Evento e sediar o Primeiro Festival da Carne na nossa Capital é uma grande satisfação, a Prefeitura de Campo Grande é parceira da Acrissul, como fomos na Expogrande, que foi retomada em abril deste ano, uma parceria fomentando a economia, trazendo novas oportunidades para os campo-grandenses”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.
Para o secretário da Sidagro, Adelaido Vila, o evento vem ao encontro da missão da gestão de fomentar os negócios em Campo Grande. “Estamos dando oportunidade aos empresários de fazerem network, mostrarem seus produtos e comercializarem o que está sendo produzido na Capital das Oportunidades. O Festival da Carne Internacional é uma vitrine para quem está lá, com empresas nascidas e/ou desenvolvidas aqui, isso é muito importante. Estamos oportunizando que o pequeno troque com os grandes e que as pessoas conheçam quem está transformando a nossa cidade, abrindo espaço para trocas comerciais nacionais e internacionais, fazendo a economia se movimentar”, enfatizou o titular da Sidagro.
Adelaido Vila ainda falou do presidente da Acrissul e a força empenhada para mais este evento. “Guilherme, você um corajoso, um destemido, assim como nossa prefeita Adriane Lopes, que enfrenta de peito aberto todos os desafios de nossa cidade. Esse é o segundo presente que você entrega para Campo Grande este ano, o primeiro foi o grande festival em abril que movimentou nossa cidade por dez dias trazendo negócios, girando a economia e mostrando a forço do agro, da tecnologia e da nossa gente”, concluiu.
No estande da Prefeitura de Campo Grande, os visitantes terão acesso às iniciativas promovidas pela Superintendência de Fomento à Agricultura da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) e também vão poder conhecer produtos da Queijaria Estância Vó Zilda, Cucas da Nona, Apiário Morada do Sol, Minas Gold MS, Queijos Dazú, Atelier Mãos que Criam, Rosana Reis Costurices, Erva Mate Campão e Armazum comércio e serviços/Alfa Rural e Atelier RT.
Para Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul, é uma grande alegria somar esforços para tornar ainda maior, e melhor, o Festival. “Institucionalmente a Acrissul traz em sua bagagem uma vasta experiência em eventos de grande porte. Com o Festival Internacional das Carnes, queremos mostrar como a nossa carne é produzida, quais são as diferenças das marcas que estão colocadas no mercado e muito mais. Teremos também shows musicais, para as pessoas poderem confraternizar, além de palestras técnicas voltadas para os profissionais presentes”, acrescentou Guilherme.