32.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioPrefeituraPrefeita anuncia que Programa “Cuidando de Quem Cuida” poderá ser ampliado para...

Prefeita anuncia que Programa “Cuidando de Quem Cuida” poderá ser ampliado para toda a gestão

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da superintendência de Gestão do SUAS, lançou, nesta segunda-feira (04), o Programa “Cuidando de Quem Cuida”, que vem sendo desenvolvido na secretaria desde 2017, mas no formato de projeto. A partir do lançamento, o projeto passa a receber a denominação de Programa Municipal de Acompanhamento dos Servidores da SAS.

Idealizado pela prefeita Adriane Lopes, o objetivo do Programa, conduzido pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, é desenvolver atividades de apoio e de sensibilização junto aos colaboradores, com foco na qualidade de vida do trabalhador, prevenindo doenças de fundo emocional que possam estar relacionadas às atividades laborais.

Desde a sua criação, o projeto realizou 3.523 atendimentos por meio de acolhimento individualizados, visitas domiciliares, campanhas, oficinas de saúde mental, oficinas de integração e acompanhamentos de servidores durante a pandemia do Covid-19, sempre preconizando a construção de um ambiente de trabalho em que a qualidade de vida seja produzida e vivenciada por todos por meio da implantação e implementação de ações permanentes de promoção, prevenção e proteção à saúde mental, contribuindo para a diminuição dos afastamentos do trabalho.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, o Programa já se tornou referência na gestão, por isso a ideia é ampliá-lo para as demais secretarias. “Não adianta termos projetos ousados, inovadores, se o nosso servidor não estiver bem, por isso precisamos ter um olhar humanizado para que todos sejam tratados com respeito e dignidade. Queremos lançar esse projeto para toda a gestão porque os servidores de todas as secretarias necessitam desse auxílio. Vamos buscar todos os secretários para essa parceria porque esse programa pode salvar vidas”, afirmou.

Ações efetivas

O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltou que o lançamento do Programa reforça e efetiva as ações de atenção à saúde mental e qualidade de vida no trabalho dos servidores lotados na SAS.

“É uma contribuição importante para a qualidade de vida dos nossos servidores porque precisamos cuidar daqueles que cuidam das pessoas mais vulneráveis da Capital. Quero parabenizar a equipe de gestão do Suas e a nossa prefeita por terem uma iniciativa tão importante para a gestão, pois nosso maior patrimônio são nossos servidores”, pontuou.

De acordo com a superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, a alteração na nomenclatura possibilitará a estruturação e institucionalização das ações desenvolvidas facilitando e otimizando o trabalho psicossocial de acolhimento do servidor; a realização de diagnóstico institucional relacionado à saúde mental e qualidade de vida no trabalho. Também será possível a produção de oficinas com temáticas em saúde mental e qualidade de vida no trabalho, plantão psicológico por meio de parceria com instituições de ensino superior, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento dos servidores que apresentarem sofrimento emocional/transtorno mental e acompanhamento dos servidores afastados do trabalho em decorrência de transtornos mentais.

“O projeto foi ganhando uma proporção enorme e a própria demanda levou nossa equipe a pensar em uma nova estratégia de ação, por isso quero agradecer a parceria com a UFMS, UEMS, UNIGRAN, INSTED, UCDB e faculdade Estácio de Sá, universidades que estão dando vazão às demandas, auxiliando com estagiários. E hoje abraçamos mais esse desafio de ampliar o programa para os demais servidores da gestão”, disse Marcilene.

“Quando começamos não tínhamos ideia em que se transformaria o projeto. Hoje estamos em um novo momento e não posso deixar de agradecer os gestores que acreditaram no projeto. Se chegamos até aqui é porque temos uma equipe que acredita que quando cuidamos das pessoas alcançamos resultados”, frisou a gerente de Gestão e Informação do Trabalho do Suas, Elaine Telles.

Por meio do Programa serão realizadas capacitações dos servidores em temáticas relacionadas à saúde mental e qualidade de vida no trabalho; intervenção psicossocial nos equipamentos em situações relacionadas à saúde mental e qualidade de vida no trabalho; realização de grupo reflexivo com os trabalhadores com temáticas relacionadas à saúde mental e qualidade de vida no trabalho mediado por equipe multidisciplinar, por meio de parcerias com instituições de ensino superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular