A reforma e ampliação de salas de aula em Campo Grande vão permitir, a partir do ano que vem, que a Reme (Rede Municipal de Ensino) amplie em 6 mil o número de vagas para estudantes em creches e escolas de educação básica. O anúncio, que será feito pela prefeita Adriane Lopes (PP), na terça-feira (14), vem acompanhado da informação de que mais 166 novas salas de aula vão ser incorporadas à estrutura educacional da Capital.
Atualmente, a Reme atende 110.323 alunos matriculados em suas 205 unidades escolares, mas com essa expansão, a previsão é que um total de 116.323 vagas esteja disponível para o ano letivo de 2024.
“Nós temos priorizado a educação porque acreditamos nela e no seu poder transformador. A valorização da educação é muito importante, e a comunidade escolar é responsável por encaminhar as nossas crianças, desde a primeira infância, para o futuro”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
Além da ampliação das salas de aula, o investimento de R$ 40 milhões aplicados através do programa “Juntos Pelas Escolas” também inclui a renovação do mobiliário e da frota de veículos da Secretaria Municipal de Educação, algo que não ocorria há 16 anos.
Foi entregue um total de 21 veículos leves, compreendendo 16 Fiat Argo e 5 Hyundai HB20. Além disso, uma picape utilitária Fiat Strada será destinada à Suale (Superintendência de Alimentação Escolar), e uma caminhonete Ford Ranger será usada para atender às escolas localizadas em áreas rurais. Também está prevista a chegada de um ônibus com ar-condicionado em dezembro para atender os alunos da Reme.
A prefeitura adquiriu ainda 35.065 novos conjuntos de mobiliário para atender às demandas escolares. Isso inclui a substituição de mobiliários em 95 escolas e 106 Emeis. Os itens adquiridos englobam 25 mil conjuntos de aluno, compostos por mesas e cadeiras em cores específicas, 5 mil conjuntos de aluno na cor amarela, 500 conjuntos para professores com mesas e cadeiras, 50 mesas para cadeirantes, 2.627 conjuntos coletivos compostos por mesas e bancos empilháveis, 618 arquivos de aço com 4 gavetas, 400 armários de aço tipo roupeiro e 370 mesas para reuniões.
Ano letivo 2024 – A Secretaria Municipal de Educação divulgou o calendário letivo de 2024 para a Reme (Rede Municipal de Ensino). O período de matrículas e organização das turmas será de 2 a 31 de janeiro. O ano letivo começará em 15 de fevereiro, com 200 dias de aulas. As férias dos professores e alunos no meio do ano serão de 17 a 31 de julho.
Os semestres terão as seguintes datas: primeiro bimestre de 15 de fevereiro a 30 de abril, segundo bimestre de 2 de maio a 16 de julho, terceiro bimestre de 1º de agosto a 30 de setembro, e quarto bimestre de 1º de outubro a 16 de dezembro.
Os exames finais ocorrerão nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, com o encerramento do ano escolar em 20 de dezembro. Nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), o ano letivo terminará em 18 de dezembro.