O Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro, ocasião que serve para lembrar e reconhecer o trabalho de milhares de profissionais que dedicam suas rotinas a atender o público em qualquer uma das três esferas de governo. A Prefeitura de Campo Grande, por meio de suas secretarias, desempenha papel fundamental para valorizar o servidor público municipal, reconhecendo seus direitos, ampliando estratégias de capacitação e qualificação, e nesta semana especial, realizando ações comemorativas com palestras, aulão especial e sorteios de prêmios.
O servidor público municipal é essencial para o funcionamento do poder público, já que é ele quem realiza a prestação de serviços direto à população. Pensando em todos os servidores e servidoras de Campo Grande, as secretarias sob comando da prefeita Adriane Lopes desempenham, nos últimos 15 meses, ações de avanço a essa valorização.
Os servidores da Capital recebem seus salários em dia e a política de valorização alcança todas as categorias. Além de cursos de capacitação, parcerias com universidades para a conquista da graduação e especializações, a administração se preocupa com a saúde, bem-estar e lazer dos funcionários, proporcionando oficinas e competições esportivas de integração, além de conquistas recentes como o chamamento de candidatos que passaram em concurso público – a exemplo da Guarda Civil Metropolitana – e aviso de mais um concurso público para a contratação de professores para a Reme (Rede Municipal de Educação).
O Executivo também melhora a qualidade de vida dos servidores e servidoras com as revitalizações de prédios onde essas pessoas trabalham, como reformas em escolas municipais, Emeis (Escola de Educação Infantil), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais órgãos municipais, proporcionando mais conforto aos munícipes que são atendidos nessas localidades e aos servidores que ali laboram. Outro ponto de destaque é a inovação de equipamentos e tecnologias que facilitam o desenvolvimento dos serviços.
Ciente de que o servidor público municipal valorizado, com reconhecimento de seus direitos, é fundamental para uma prestação de serviços de qualidade à população, a Prefeitura por meio da Secretaria municipal de Gestão (Seges) e com a Escola de Governo (Egov), realiza de 24 a 30 de outubro, a Semana do Servidor Público, com palestras, aulão especial e sorteios de prêmios. O objetivo é proporcionar ferramentas essenciais para melhorar a comunicação e interação do servidor em ambientes profissionais e pessoais.
A prefeita Adriane Lopes destaca que os serviços e atendimentos ocorrem com a devida qualidade graças ao empenho dos servidores. “São vocês, servidores públicos, que mantêm a nossa comunidade funcionando, prestando serviços essenciais a toda a população. Hoje é dia de celebrar vocês, de reconhecer o seu comprometimento e dedicação. Em nome da administração municipal, desejo a todos vocês um feliz dia do servidor público.”
Conquistas
Entre as conquistas dos servidores está a sanção do piso do magistério, reajustes em auxílio-alimentação e estudos de plano de cargos e carreiras.
A sanção do reajuste no piso salarial do magistério da Reme (Rede Municipal de Ensino) pela prefeita Adriane Lopes ocorreu em 4 de outubro. A repactuação da lei referente à integralização do valor do piso por 20 horas, visiona o repasse de 14,95% não cumulativo, sendo 5% em outubro, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024. Em setembro de 2024, será incorporado a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024. No mesmo ano, em dezembro, acontece a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem.
Em 11 de maio deste ano, a Prefeitura decretou o reajuste de 50% no auxílio-alimentação oferecido aos enfermeiros, que recebiam R$ 200, e passaram a receber R$ 300 por mês. Também é preciso lembrar que a Guarda Civil Metropolitana teve reajuste de 130% no auxílio-alimentação em 2022, além de gratificação para escala de serviço por excedente de plantões.
Espaço do Servidor
Em maio, a Prefeitura de Campo Grande inaugurou o Espaço do Servidor, um local de refeitório e descanso para os servidores municipais durante os intervalos. O espaço fica na Rua Arthur Jorge, 507, em frente da antiga central do IPTU. O espaço é aberto das 10h30 às 13h30, e conta com micro-ondas, bebedouro, ar-condicionado, mesas e cadeiras no refeitório, além de sofás, poltronas e TV na sala de recepção para descanso e integração dos trabalhadores.
Cursos e capacitação
A Prefeitura promove uma série de cursos, palestras e capacitações nos mais diversos setores e pastas. Um dos exemplos, que está em andamento, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), é o curso de “Design Thinking” com 80 horas de capacitação e certificado. Conforme o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, o curso realizado para os servidores é extremamente importante, ao ponto de estabelecer uma mudança de cultura, mais propositiva e mais focada nas necessidades do público-alvo de cada seguimento interno e externo da prefeitura.
No decorrer do ano, servidores dos mais de 20 órgãos da prefeitura participaram de cursos diversos de aperfeiçoamento, como sobre “Procedimentos Licitatórios: Estudo Técnico Preliminar (Lei Federal n.º 14.133/2021), “Automação em Ferramentas Google: Mapeamento de Processos”, “Planejamento e Gestão de Integridade e Riscos Corporativos”, 1º Curso de Supervisão Técnica na SAS, entre outros.
As ações das quatro macros funções da Controladoria – Geral do Município (GCM) também foram apresentadas aos servidores, adjuntos e secretários por meio de palestras diversas sobre Inovação Tecnológica, Sistemática e Preventiva, em 4 de setembro. A conferência ocorreu no auditório do Sebrae MS, direcionada para a GCM, Ouvidoria-Geral e Procuradoria-Geral do Município. Entre os temas, os servidores foram capacitados sobre transparência, ações de fortalecimento da Corregedoria-Geral; Fala CG 156; Ouvidoria-Geral; e avanços e desafios no atendimento ao munícipe.
Jogos do Servidor
A Prefeitura de Campo Grande abriu no dia 3 de outubro a 16ª edição dos Jogos do Servidor Público Municipal, promovida pela Fundação Municipal de Esportes (Funesp). A abertura foi realizada no Ginásio do Centro de Esportes do Centro de Treinamento Esportivo – CEMTE, localizado no Bairro Carandá Bosque. Cerca de 1000 servidores em 21 equipes participam desta edição. A competição tem o objetivo de proporcionar momentos de descontração e lazer para os funcionários públicos, que competirão em diferentes modalidades esportivas.
O evento é uma promoção da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), tendo por finalidade promover o congraçamento e intercâmbio entre os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Campo Grande, fomentando a prática esportiva, a recreação e o lazer, favorecendo assim a integração e a valorização como indivíduos atuantes na sociedade. Durante toda a competição, haverá premiações com troféus e medalhas para as equipes e atletas que se destacarem em cada modalidade. Mais do que a busca pelo pódio, os Jogos dos Servidores Públicos Municipais valorizam a participação, o espírito esportivo e a confraternização entre os participantes.
Saúde Mental
Existem várias ações visando a saúde mental dos servidores. Entre elas, a Secretaria de Assistência Social realiza atividades de atenção à saúde mental e qualidade de vida no trabalho dos servidores da pasta, com objetivo de desenvolver atividades de apoio e de sensibilização junto aos colaboradores, prevenindo doenças de fundo emocional que possam estar relacionadas às atividades laborais.
Na primeira semana do mês de outubro, uma nova ação em parceria com universidades da Capital potencializou esse trabalho que vem sendo desenvolvido há seis anos por meio do Grupo Reflexivo, iniciativa criada pela Superintendência de Gestão do Suas e desenvolvida pelos profissionais que atuam no Programa. Conduzido por uma equipe multidisciplinar, o grupo teve sua primeira reunião esta semana, possibilitando um espaço de acolhimento e estímulo à reflexão sobre os principais temas e práticas que podem contribuir com a saúde mental e a qualidade de vida no trabalho.
O Programa “Cuidando de Quem Cuida” visa desenvolver atividades de apoio e de sensibilização junto aos colaboradores, pensando na qualidade de vida do trabalhador e prevenindo doenças de fundo emocional que possam estar relacionadas às atividades laborais.
Bem-Estar
Em 28 de setembro, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) lançou ações voltadas para o bem-estar do servidor público, por meio do projeto “Saúde e Bem-Estar do Servidor – Quem Serve Também Deve Ser Servido”, que possui caráter informativo, educativo e preventivo, no qual são ofertados atendimentos e acompanhamentos da saúde mental, tanto dos servidores Sejuv, quanto das outras secretarias municipais. As oficinas, rodas de conversas e a intervenção laboral são previstas para ocorrer duas vezes por semana (segunda e sexta-feira), no período da manhã, das 10 às 11h e no período da tarde, das 13h às 14h. Todos os servidores municipais podem procurar a Secretaria Municipal da Juventude para atendimento, que fica na Rua 25 de Dezembro, 924. Edifício Marrakech, 3º andar.
A valorização e o cuidado com o servidor municipal também foram inseridos por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), na 4ª Semana de Atenção à Saúde do Servidor Municipal, que contou com ciclo de palestras e com o Programa Mudança de Hábito. “Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção, propondo hábitos saudáveis que trarão qualidade de vida para os nossos servidores porque, dessa forma, eles também poderão entregar melhores resultados, terão maior produtividade, trabalharão mais contentes e isso refletirá num atendimento de excelência à população”, destacou na ocasião, Camilla Nascimento de Oliveira, diretora do IMPCG.
Pastas como a Sesau e SAS também realizam encontros de acolhimento aos servidores como forma de incentivo a cuidados com a saúde.
Solidariedade
Os servidores municipais também recebem incentivos para praticar a solidariedade, seja com doações de sangue, agasalhos em épocas de inverno ou mesmo brinquedos. A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, por exemplo, promove em várias datas do ano, campanhas de doação de sangue. A mais recente ocorreu em setembro com a Campanha “Seja a oportunidade na vida de alguém”. A iniciativa contou com apoio dos servidores municipais da Sidagro e reforçou os estoques de bolsas de sangue no Hemosul Campo Grande. Na ocasião, cerca de 40 servidores fizeram a doação. Em apenas uma coleta até quatro pacientes podem ser beneficiados.
Todas essas ações e muitas outras demonstram o quanto o servidor público municipal de Campo Grande é importante para a sociedade e a administração.