A alimentação de qualidade oferecida nas 205 unidades escolares da Rede Municipal de Educação (REME) é uma das principais marcas da gestão da prefeita Adriane Lopes (PP). Por dia, são servidas mais de 190 mil refeições, elaboradas por uma equipe qualificada de nutricionistas e técnicos, que garante uma alimentação balanceada aos 111 mil alunos da REME.
Para os próximos quatro anos, a meta da gestão da prefeita é continuar garantindo uma alimentação escolar de qualidade e nutritiva, além de fortalecer os programas e ações de educação alimentar para alunos e suas famílias, promovendo hábitos alimentares saudáveis. Outro compromisso é potencializar a compra de alimentos da merenda escolar com micro e pequenos produtores de Campo Grande, fomentando a economia local e desenvolvendo o empreendedorismo
As ações, já implantadas nos últimos dois anos, são conquistas fundamentais que reforçam o processo de valorização da Rede Municipal de Educação, que tem início no atendimento das necessidades básicas das crianças do Ensino Fundamental e entre eles está a garantia de uma alimentação que se tornou referência, graças ao aprimoramento contínuo das técnicas e profissionais que atuam na produção da merenda escolar, produzindo, por mês, 3,8 milhões de refeições que atendem, inclusive, as crianças com alergias e intolerâncias alimentares diversas.
Prova de que o olhar inclusivo da prefeita Adriane Lopes faz a diferença, é a garantia de fórmulas especiais aos alunos da Rede Municipal que apresentam intolerância a lactose ou glúten. A alimentação diferenciada atende crianças de zero a seis meses e a partir de seis meses.
Com responsabilidade e empenho, a gestão leva hoje às escolas, 45 dietas específicas que as merendeiras preparam com rigor, contribuindo com o bem-estar e a socialização das crianças.
A produção dos alimentos segue rigorosamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar, com cardápios elaborados pelas nutricionistas que respeitam o emprego da alimentação saudável, diversificando os alimentos e buscando o respeito a cultura, tradições e os hábitos alimentares do Estado.
Na gestão da prefeita Adriane, a alimentação saudável foi além das cozinhas das unidades escolares e se tornou uma prática cotidiana, inspirando professores que viram na qualidade da merenda, uma inspiração para incentivar a vida saudável. Em muitas unidades, hortas orgânicas foram criadas e deram origem a projetos vencedores de concursos nacionais, como aconteceu na escola Professor Nerone Maiolino, que venceu um prêmio promovido pela Fundação Nestlé e que teve o objetivo de engajar educadores na promoção de novos hábitos no âmbito escolar.
“Estamos fazendo uma diferença real para o futuro de nossas crianças. Quando assumi, a Educação do município estava em uma situação deplorável. Com união e apoio da comunidade escolar, estamos retomando obras de escolas, revitalizando unidades e construindo novas salas de aula. Nosso plano de governo destaca esse comprometimento em continuar avançando para oferecer um ensino de excelência e para isso, todos os setores da Educação, desde a alimentação escolar tem nossa dedicação”, conclui a prefeita Adriane Lopes.