23.8 C
Campo Grande
terça-feira, fevereiro 10, 2026
InícioPrefeituraPrefeita Adriane Lopes participa da posse do Conselho Superior Provisório do IBS

Prefeita Adriane Lopes participa da posse do Conselho Superior Provisório do IBS

Na manhã desta segunda-feira (9), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou de forma remota da posse dos 81 conselheiros que representarão os municípios no Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). Durante o evento, também tomou posse o Secretário Municipal de Fazenda, Isac de Araújo, que representará a Capital no conselho.

Os representantes foram indicados pelas entidades municipais definidas por lei: a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), com 13 cadeiras, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com 14 assentos.

Para a prefeita, a participação de Campo Grande é estratégica. “Esse é um momento muito importante para os municípios. Precisamos estar preparados para as mudanças que a Reforma Tributária nos traz”, destacou Adriane Lopes.

“Me sinto honrado em fazer parte do grupo de conselheiros. Vamos contribuir para a transição da Reforma Tributária, representando os municípios do país”, comentou o secretário Isac Araújo.

Destaques do Conselho – Unanimidade: Os 47 conselheiros foram aprovados sem votos contrários ou abstenções.

– Domínio das capitais: Entre os 39 representantes da FNP, 22 são capitais de estado.

– Representação regional: Participam nomes de todas as regiões do país: 16 do Sudeste, 11 do Nordeste, 5 do Sul, 4 do Centro-Oeste e 3 do Norte.

– Legitimação política: A eleição segue o PLP 108/2024, que reconhece a FNP como entidade legítima para indicar os 13 assentos das cidades mais populosas.

O CG-IBS terá a missão de centralizar a arrecadação e distribuir automaticamente as receitas do IBS, garantindo o federalismo e a autonomia municipal. Campo Grande participa ativamente das discussões sobre a Reforma Tributária junto à FNP, seguindo o trabalho da prefeita Adriane Lopes na defesa das emendas apresentadas pela entidade no Senado Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular