24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, dezembro 10, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPrefeituraPrefeita Adriane Lopes leva assistência técnica para produção de mel no Quilombo...

Prefeita Adriane Lopes leva assistência técnica para produção de mel no Quilombo Buriti

O Quilombo Buriti deu um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável nesta segunda-feira (8), com a assinatura do Termo de Parceria com objetivo de oferecer assistência técnica especializada à comunidade quilombola, com foco na produção e comercialização de mel.

A parceria é entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).

A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar, promover capacitação para os produtores e ampliar a geração de renda das famílias, por meio de práticas produtivas sustentáveis e organizadas. A Vigilância Sanitária também esteve presente no local e realizou a entrega da licença sanitária para a comunidade, permitindo que os produtos possam ser comercializados de forma legal.

A licença autoriza a comunidade a produzir e comercializar alimentos como panificados, derivados de mandioca, polpas de frutas, conservas e outros produtos artesanais, garantindo que essas atividades ocorram dentro das normas de segurança e higiene. A produção de mel, embora já iniciada como nova frente de trabalho, representa uma fase adicional que ainda passará por adequações técnicas até que a comunidade obtenha o Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), etapa necessária para comercializar o mel formalmente no comércio local.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância do documento para as mulheres da comunidade. “Essa licença vai trazer para essas mulheres o impulso para produzirem legalmente, comercializarem seus produtos e se fortalecerem como empresárias aqui no Quilombo Buriti”, afirmou.

Para Cleonice Ramos Rosa da Silva, moradora da comunidade, o momento representa a realização de um sonho.

“Hoje é um dia de felicidade. Agora podemos fabricar e vender com a licença sanitária em mãos. É um sonho concretizado. Agradeço a todos que contribuíram para esse momento, principalmente a Deus, que nos deu sabedoria e direção”, celebrou.

Lucineia de Jesus Domingos também compartilhou sua emoção e ressaltou a mudança na percepção em relação ao papel da Vigilância Sanitária.

“No início, via a Vigilância como um órgão punitivo. Mas, depois de todo esse processo, percebi que são parceiros da saúde pública. Com a parceria da Semades, estamos recebendo assistência técnica, capacitação e orientação para nos adequarmos às exigências legais. Isso nos dá segurança e abre portas”, afirmou.

Durante o evento, a gerente do Agro da Semades, Lucília Almeida, destacou a importância das parcerias firmadas para impulsionar o empreendedorismo local.

“Esse trabalho conjunto com o Senar, Governo do Estado, Agraer e Sistema S vai acompanhar toda a implantação da Casa do Mel, desde a escolha dos equipamentos até a produção adequada. Além disso, haverá consultoria contínua para garantir que tudo seja feito com qualidade e eficiência, promovendo geração de emprego e renda”, explicou.

Lucília também anunciou que um investimento de R$ 340 mil será destinado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para apoiar a produção e o escoamento da produção local, beneficiando diretamente os produtores do Buriti.

O acordo marca um avanço significativo na autonomia da comunidade quilombola, que além da produção de mel, também já atua em áreas como panificação, beneficiamento de mandioca, polpa de frutas e verduras processadas. Agora, com apoio técnico e respaldo legal, o Quilombo Buriti se prepara para ampliar sua presença no mercado, com produtos de qualidade e responsabilidade sanitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular