26.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioPrefeituraPrefeita Adriane Lopes anuncia primeiros nomes para nova gestão em Campo Grande

Prefeita Adriane Lopes anuncia primeiros nomes para nova gestão em Campo Grande

A prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou, nesta sexta-feira (3), os primeiros integrantes que irão compor sua equipe e de sua vice, Dra. Camilla Nascimento, no novo mandato. A lista inclui quatro gestores que já faziam parte da administração municipal e continuarão liderando secretarias e órgãos estratégicos.

Márcia Helena Hokama assume a Secretaria de Fazenda (SEFAZ). Ela estava à frente da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEFIN). Na  Secretaria de Administração e Inovação (SEMADI)  estará Andréa Alves Ferreira Rocha, que comandou a extinta  Secretaria Municipal de Gestão (SEGES)

Ademar Silva Junior será o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades), criada a partir da reestruturação da antiga Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

 Na Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), permanece Leandro Basmage como diretor-presidente.

Os demais nomes para secretarias e autarquias serão anunciados gradualmente nos próximos dias. Conforme anunciado pela prefeita Adriane Lopes, todos os secretários e chefes de autarquias deverão assinar um contrato de gestão, comprometendo-se com metas e o avanço dos indicadores da administração pública.

Conheça o perfil dos indicados:

Márcia Helena Hokama

  • Formação: Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Pública, com MBA em Gestão Pública.
  • Experiência: Auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças. Atuou como secretária adjunta da SEFIN (2021 a abril de 2022) e titular da pasta de abril de 2022 a dezembro de 2024.

Andréa Alves Ferreira Rocha

  • Formação: Advogada, formada pela UCDB em 1995. Pós-graduada em Direito Processual Civil, Formação Docente para o Ensino Superior, e Direito e Gestão Municipal.
  • Experiência: Professora universitária na Uniderp (2002-2017) na disciplina de Direito Processual Civil. Atuou na Secretaria de Assistência Social como chefe da Assessoria Jurídica (2017-2022). Em 2022, foi assessora jurídica do gabinete da prefeita e, em julho de 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Gestão.

Ademar Silva Junior

  • Formação: Médico-veterinário com especialização em agronegócios.
    Experiência: Possui ampla trajetória no setor agropecuário e na gestão pública. Foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS). Atuou como vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). No âmbito estadual, foi secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab).No município de Campo Grande, ocupou o cargo de secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), onde liderou iniciativas voltadas ao progresso econômico sustentável e à inovação.

Leandro Basmage

  • Formação: Graduado em Engenharia Mecatrônica, com mestrado em Inteligência Artificial.
  • Experiência: Atuou em cargos de liderança em grandes empresas do setor sucroalcooleiro e em instituições de ensino de Campo Grande, tanto como docente quanto coordenador de cursos. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Está na gestão pública há três anos e lidera a AGETEC como diretor-presidente desde julho de 2024.

Reforma administrativa

Com a reforma administrativa para o novo mandato, o objetivo é reduzir custos e otimizar a gestão pública, resultando em uma estrutura mais enxuta e dinâmica. São ao todo 18 órgãos municipais que integram a estrutura básica da administração direta.

 A nova estrutura é composta pela Procuradoria-Geral do Município, que atua na consultoria jurídica e representação judicial, e a Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Executivo. A Secretaria de Governo e Relações Institucionais fortalece a articulação política, enquanto a Controladoria-Geral do Município assegura a transparência e eficiência dos atos administrativos. Outras pastas, como a Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos, garantem o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.

A nova estrutura também abrange a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, que permanecem como pilares na prestação de serviços essenciais. Já as secretarias executivas da Mulher, Juventude e Cultura consolidam políticas públicas voltadas para segmentos específicos da população. No campo do desenvolvimento sustentável e urbano, a Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico reforça o compromisso com o progresso sustentável.

No âmbito das autarquias e fundações, a reorganização inclui o Instituto Municipal de Previdência, que gerencia a previdência dos servidores; as agências municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente, que promovem avanços nas áreas de mobilidade, inovação e urbanismo; além das fundações de Esporte e Trabalho, que priorizam o lazer e a geração de emprego. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular