A Prefeitura de Campo Grande, realizou nesta segunda-feira (04), a Apresentação da Inovação Tecnológica, Sistemática e Preventiva, com o objetivo de divulgar as ações das quatro macros funções da Controladoria –Geral do Município (GCM). A solenidade aconteceu no auditório do Sebrae MS, direcionado para servidores da GCM, Ouvidoria-Geral e Procuradoria-Geral do Município, secretários municipais e adjuntos.
Criada em maio de 2013, a Controladoria Geral do Município (CGM) atua para prevenir e combater a corrupção na gestão municipal, garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e a participação social e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A solenidade apresentou ao público presente as macros funções da GCM, que são Corregedoria, Auditoria, Ouvidoria e Transparência.
“A Controladoria tem um trabalho primordial interno, com exceção de um canal externo que é via a Ouvidoria, nós não temos contato nenhum com o público, nosso público de trabalho são os secretários e servidores municipais, ou seja, trabalhamos com formatos para a gestão. Desta forma, precisamos reforçar a apresentação dos nossos dispositivos de trabalho para evitar que a máquina pública evite falhas ou erros administrativos. Muitas vezes parecemos que somos exigentes demais com os servidores, mas não é isso, nós só estamos tentando evitar que tenham um problema futuro”, explicou João Batista Pereira Junior, controlador-geral de Campo Grande.
Em palestra sobre Transparência, o diretor-geral da Transparência, Mauro Mongelli apresentou a evolução do novo portal da transparência; a corregedora-geral, Nancy Cabral Bento de Andrade palestrou sobre as ações de fortalecimento da Corregedoria-Geral do Município; Robson Batista Dias, ouvidor-geral abordou sobre o Fala CG 156 e Ouvidoria-Geral Avanços e Desafios no Atendimento ao Munícipe; e Elton Dione de Souza, controlador-adjunto e auditor-geral sobre Auditoria – a Importância da Macro Função da Auditoria Geral do Município.
A prefeita Adriane Lopes prestigiou o evento e ressaltou a importância da modernização do equipamento público e constante atualização dos servidores junto ao sistema administrativo, que garante a credibilidade do Executivo Municipal junto aos munícipes e também nos investidores em potencial interessados em negócios em Campo Grande.
“Uma máquina pública que tem em seu serviço um modelo de transparência eficiente, não presta somente um trabalho de resultados para nós campo-grandenses, mas também garante credibilidade ao município para atrair investidores, empresários e grandes empresas em apostar em novos negócios, novas fontes de desenvolvimento econômico. Nós temos uma Rota Bioceânica, que até então, passava há 160 KM de Campo Grande, agora ela já uma realidade em nossa Capital. Hoje temos um escritório representante do Chile instalado em nossa cidade e estamos trabalhando para avançar ainda mais para apresentar um serviço eficiente, com mão de obra qualificada e competente. E para isso, contamos com vocês e parabenizo todos pelo trabalho já prestado, com resultados que já é referência em transparência”, disse a prefeita.
Na solenidade também foram apresentadas as ações e atividades do Projeto Controlador Jovem, apresentado por Gildiney Alencar, supervisor do programa. O objetivo é fazer com que os jovens alunos do 6º ao 9º anos, das escolas municipais tenham noções de controle e participação social, como reflexão acerca das políticas públicas educacionais, reforçando a ideia de cidadão atuante, com capacidade de verificar situações de incentivo no ambiente escolar e a se manifestar de maneira qualificada.
Para Wanderson Santos Borba, chefe de divisão da contabilidade Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), aperfeiçoar conhecimentos e técnicas sobre o sistema de gestão pública garante o bom funcionamento da máquina e segurança de desempenho ao servidor. “A qualificação profissional e atualização dos conhecimentos sobre o uso de dados em uma gestão pública é importante para que as organizações se mantenham ativas de forma positiva às mudanças tecnológicas e previne de erros ou falhas que possam comprometer o bom andamento do serviço prestado a todo cidadão. Essa ação é muito válida e sempre necessária”, define.