Na última quinta-feira (24), no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), fiz o registro fotográfico da posse do novo desembargador Alexandre Branco Pucci. Eleito ao cargo em votação do Tribunal Pleno, ele tomou posse administrativa na presença de desembargadores, autoridades locais, juízes e familiares.
Desde 2023 atuando como juiz substituto de 2º Grau, Alexandre Branco Pucci acredita que a experiência adquirida neste período será fundamental para desempenhar as funções do novo cargo com excelência, celeridade e eficiência.
Com uma formação acadêmica sólida e aprofundada na área do Direito Processual Civil, o desembargador tem mestrado, concluído em 2023, e especialização, finalizada em 2020, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1989 e aprovado como 5º colocado no XVI Concurso de Provas e Títulos, o paranaense Alexandre Pucci ingressou na magistratura em fevereiro de 1994, como juiz substituto da 3ª circunscrição, e em dezembro foi removido para a 1ª circunscrição judiciária.
Em 1996, foi promovido, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Primeira Entrância na comarca de Ribas do Rio Pardo.
Dois anos mais tarde, em abril de 1998, mais uma promoção por merecimento o levou ao cargo de juiz de Segunda Entrância, assumindo a titularidade da 2ª Vara Criminal da comarca de Corumbá.
Em 2001, ascendeu, novamente por merecimento, ao cargo de juiz de Entrância Especial na comarca de Campo Grande, onde esteve à frente da 6ª Vara do Juizado Especial até 2019, quando foi designado para atuar como juiz auxiliar da Presidência do TJMS, na administração comandada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro.
Entre os anos de 1998 e 2019, o magistrado também exerceu a função de membro da Turma Recursal em diferentes períodos, tanto como titular quanto como suplente, chegando a atuar como presidente por alguns anos.
Ele também percorreu toda a carreira na jurisdição eleitoral, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, onde ocupou o cargo de Ouvidor Eleitoral e atuou na 32ª Zona Eleitoral (Ribas do Rio Pardo), na 7ª Zona Eleitoral (Corumbá) e na 44ª Zona Eleitoral (Campo Grande).
Em 2021, assumiu a 6ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública e Saúde Pública da capital e, em abril de 2023, foi novamente designado para a Turma Recursal, desta vez como membro titular.
Em dezembro do mesmo ano, foi removido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de juiz substituto em 2º grau para atuar junto à 3ª Câmara Cível e à 2ª Seção Cível.
A partir de fevereiro deste ano, passou a atuar junto à 2ª Câmara Criminal, à 1ª Seção Criminal e à Seção Especial Criminal. Agora, com a chegada ao cargo de desembargador, inicia uma nova etapa em sua trajetória no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.










































