Nesta quinta-feira (6), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza sessão solene em comemoração aos dez anos da lei que instituiu o Dia Estadual do Profissional da Química. O Dia Estadual do Profissional da Química em Mato Grosso do Sul, comemorado, anualmente, no dia 18 de junho, foi instituído pela Lei 4.390/2013, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto.
O evento desta tarde, também é proposição do deputado e será realizado a partir das 14h no Plenário Júlio Maia, na Casa de Leis, com participação de diversas entidades ligadas à área da química. A solenidade é aberta ao público e à imprensa, contará com a participação de representantes do Conselho Federal de Química (CFQ), do Conselho Regional de Química da 20ª Região (CRQ/MS), da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), entre outras instituições.
“A química está presente em nossas vidas desde nossa criação. É parte crucial na evolução humana, principalmente no desenvolvimento das tecnologias, na sintetização de matéria e suas transformações, auxiliando na nossa qualidade de vida. E para que isso ocorra, o papel do profissional graduado em Química é fundamental”, afirmou o Professor Rinaldo. “Para valorizar sua importância, queremos destacar os profissionais da área Química que estão desenvolvendo excelentes trabalhos, seja na educação ou nas empresas, pelo desenvolvimento e novos conhecimentos na área em prol da nossa sociedade”, destaca Rinaldo Modesto.
Estão previstas homenagens a oito profissionais, que têm contribuído, em suas atividades, para a melhoria e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
O Dia Estadual do Profissional da Química em Mato Grosso do Sul, remete à Lei Federal 2.800, que criou o Conselho Federal de Química no Brasil. Essa lei foi publicada dia 18 de junho de 1956.