Na madrugada do último dia 15, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul executou o maior exercício simulado já realizado pela Instituição, trata-se do Exercício Simulado De Resposta a Múltiplas Ações Criminosas – ESReMAC, no qual foi encenado o emprego de todos os meios operacionais da PM, bem como os colaboradores, para responderem à ataques na modalidade de crime violento contra o patrimônio.
O treinamento, que foi realizado no Bairro Coronel Antonino, simulou ações criminosas conhecidas como novo cangaço e domínio de cidades, crimes estes que vêm crescendo no Brasil e, geralmente envolvem atos violentos para intimidar a população e as forças de segurança.
Cerca de 1.200 policiais militares participaram da simulação na Capital, cada equipe com funções definidas estrategicamente, desde os figurantes que atuaram como criminosos até os integrantes que formam o gabinete de crises, tudo para chegar mais próximo possível de uma situação real.
Com o exercício desta madrugada, a PMMS ativou na Capital o plano de defesa, o qual conta com ações de resposta imediata em situações críticas na modalidade de crimes violentos contra o patrimônio, circunstâncias em que os criminosos dominam a cidade, fazem usos de explosivos, armas de grosso calibre e ainda, utilizam reféns para concretizar ao crime e realizar a fuga.
Participaram da execução do simulado o Comando de Policiamento Metropolitano-CPM, o Comando de Policiamento Especializado-CPE, o Centro Integrado de Operações de Segurança-CIOPS, o Centro de Operações Policiais Militares-COPOM. Cabe ainda ressaltar a importância das ações integradas com os demais órgãos de segurança pública e para tanto, a PMMS contou ainda com a participação da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Concessionária CCR MSVia e associações de comerciantes.
Alguns vídeos do exercício simulado:Tocador de vídeo00:0000:27Tocador de vídeo00:0000:11Tocador de vídeo00:0000:35
Assecom/PMMS