27.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioJustiçaPoder Judiciário de MS atende determinações para volta ao trabalho presencial

Poder Judiciário de MS atende determinações para volta ao trabalho presencial

No início de fevereiro, por meio da Portaria nº 2.580, o Tribunal de Justiça revogou as decisões administrativas que autorizaram o regime de teletrabalho integral e parcial no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em razão da Resolução nº 481/22, do Conselho Nacional de Justiça.

Com isso, foram revogadas as autorizações para o teletrabalho, em regime de execução integral e parcial, aos servidores lotados nas áreas da Secretaria do Tribunal de Justiça e nas comarcas do Estado e os interessados, por requerimento, solicitaram à administração a permanência nesse formato de trabalho.

Os requerimentos estão sendo analisados, caso a caso, pela administração do TJMS em observância ao limite de 30% do quadro permanente da unidade de lotação e às situações elencadas como prioridades para participação na modalidade teletrabalho em regime de execução integral.

Não se pode esquecer que desde sua posse, o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, ressaltou a necessidade da presença de juízes nas comarcas no atendimento aos jurisdicionados e aos advogados, além da limitação da liberação para o serviço telepresencial em cumprimento à normatização do CNJ.

Importante ressaltar que, conforme julgamento de Procedimento de Controle Administrativo em sessão ordinária do CNJ, o plenário determinou que as Cortes teriam 60 dias para a retomada das atividades presenciais, com a aprovação da Resolução CNJ nº 418/2022. O prazo venceu no dia 16 de fevereiro e, com a publicação da Portaria nº 2.580, o TJMS efetivou os trâmites finais para cumprimento da determinação.

E os resultados começam a aparecer, de acordo com o quadro de pessoal, envolvendo primeira e segunda instâncias. Dos 1.909 servidores na primeira instância apenas 135 permaneceram em teletrabalho, resultando em 7,07%.

Na segunda instância, dos 1.544 servidores somente 426 permaneceram no formato teletrabalho, resultando em 27,59%, contudo, necessário apontar que os servidores que integram a Central de Processamento Eletrônico (CPE) fazem parte da segunda instância, o que explica o percentual maior que o da primeira.

Na verdade, de acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoas, houve uma grande variação do percentual do teletrabalho entre os meses de fevereiro e março. Em fevereiro, na segunda instância, eram 592 e em março baixou para 426. Em primeira instância, os números estavam em 187 e foram reduzidos para 135. E o mais interessante da redução foi a iniciativa dos próprios servidores que abriram mão do teletrabalho, exceto em caso de extrema necessidade.

Com esses ótimos resultados, demonstrando a dedicação dos servidores do Poder Judiciário de MS para uma prestação jurisdicional eficiente e eficaz, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul passou a integrar o painel da Corregedoria Nacional de Justiça para acompanhar a retomada integral das atividades presenciais do Poder Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular